Por:
06/06/2016

 

 

Encontro ainda transmitiu informes gerais sobre a entidade e também jurídicos. Cerca de 60 docentes compareceram

 

O CPP-Limeira, por meio do Dep. Pedagógico, composto pelas professoras Adriana Pina escolas municipais), Elaine Soleder (escolas particulares), Rosana Andrade (escolas estaduais) e Keila Alcantu (escolas estaduais e Jurídico), realizou nesta última sexta-feira (03), no salão do clube de campo da entidade, mais uma reunião de professores representantes. Este foi o segundo encontro do ano. Cerca de 60 professores, entre docentes do estado e município, compareceram. A atividade ocorreu em período integral, com intervalo de almoço ao final da manhã.

O aprimoramento pedagógico dos professores, por meio de palestras e atividades de formação, mais uma vez foi realizado, assim como também a discussão e o debate de temas fortemente ligados ao cotidiano escolar.

A abertura e os cumprimentos iniciais foram realizados por Dora Arcaro (diretora do CPP-Limeira). Em seguida foi dada a palavra ao palestrante Virgílio Paulo da Silva Alves que é mestre em Educação pela Unicamp, psicólogo, professor universitário e também atua como diretor da Vigilância Socioassistencial do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal). Alves explanou sobre o tema: “A Indisciplina Escolar: Atores e Autores”. O assunto é uma questão difícil e também se configura como um problema frequente para uma quantidade enorme de professores e escolas. Muitas vezes um aluno demonstra um constante comportamento inadequado, que prejudica as aulas, os colegas e o bom trabalho do professor, porém uma das causas pode estar em casa, mas isso não se configura como fator determinante, segundo Alves. “Hoje as famílias estão muito atarefadas, tentando sobreviverem economicamente em um contexto onde o ‘ter’ se sobrepõe ao ‘ser’. Não há quem cuide da família e isso é prejudicial, principalmente à criança ou ao adolescente”, ponderou. Entre outras questões, Alves também falou sobre o papel da escola como importante espaço de sociabilidade.

Ainda pela manhã houve espaço para informes jurídicos e outros transmitidos pelo Dep. Pedagógico do CPP e pelo Dep. de Comunicação, que trouxe assuntos de maior interesse por parte dos sócios.

À tarde os professores tiveram uma explanação sobre Justiça Restaurativa. Um vídeo que complementou o conteúdo também foi exibido. A Justiça Restaurativa busca estabelecer o diálogo, mediando pontos de debate entre as partes, a ponto de se resolver problemas e conflitos, muitos deles nascem também no âmbito escolar. Com os recursos que oferece, a Justiça Restaurativa visa cuidar da convivência na escola, entre outras instituições, resolvendo pacificamente conflitos e buscando fortalecer cada vez mais a Cultura da Paz.

Outro vídeo apresentado tratou sobre o Sistema de Proteção Escolar que é um conjunto de ações que visam proporcionar um ambiente saudável e seguro, tais ações são coordenadas pela Secretaria da Educação do Estado (SP).  

Finalizando os trabalhos do dia, houve espaço para uma reflexão do papel do educador frente à alfabetização, assunto este que faz parte da meta nº 5 do Plano Municipal da Educação (PME).  

 

Almoço

O barzinho do clube de campo do CPP ofereceu três opções de pratos executivos aos professores que optaram por almoçar lá mesmo no clube durante o intervalo da atividade. Esta foi só mais uma das novas ações que o barzinho, agora sob nova direção, tem proporcionado aos sócios da entidade. Os novos administradores do espaço, André Mosqueiro e Fabiana Mosqueiro, durante a reunião, foram apresentados formalmente aos representantes escolares.

 

Confira algumas fotos da reunião: 

 

Dona Dora - RE junho 2016

DSC_0005 DSC_0007 DSC_0011 DSC_0012 DSC_0025 DSC_0048 DSC_0058 DSC_0064 DSC_0070 DSC_0071 DSC_0073 DSC_0075 DSC_0079 DSC_0088 DSC_0092 DSC_0096 DSC_0107 DSC_0114 DSC_0118 DSC_0085