Por:
04/04/2019

Oportunidade reforçou aos docentes atenção especial ao tema da reforma, trouxe informações do CPP e trabalhou o tema: Conviver em Harmonia na Escola: A Construção de um Espaço de Paz e Saber

A primeira reunião com professores representantes de escola, organizada pelo CPP-Limeira por meio do Dep. Pedagógico, foi realizada na manhã de sexta-feira (29) no salão da entidade. A atividade começou com uma dinâmica feita por Miriam Soares, que integra a equipe do CPP-Limeira, na qual buscou-se passar aos docentes a importância da união e cooperação entre pessoas em um mesmo ambiente. A seguir foi explanado pelas professoras Adriana Pina e Elaine Soleder mais sobre o tema: Conviver em Harmonia na Escola: A Construção de um Espaço de Paz e Saber.

A reunião também abriu espaço para uma videoconferência, na qual foi possível acompanhar em tempo real um momento da reunião com os professores representantes de São Paulo (SP) que ocorria na Sede Central do CPP. Por vídeo os docentes acompanharam as explanações de Marcelo Tadeu (chefe da Procuradoria do CPP) e Dr. Márcio Calheiros do Nascimento (Jurídico do CPP) a respeito da reforma previdenciária, com foco em como é atualmente e nas mudanças no que elas irão impactar na vida dos professores.

A Professora Adilma Godoi, também docente representante (Estado), conselheira da entidade e membra da diretoria do CPP-Limeira, também abordou sobre o assunto Previdência tendo, inclusive, preparado e distribuído material no qual dá mais detalhes. Entre os pontos abordados, Prof.ª Adilma falou da aposentadoria especial voluntária dos servidores públicos em geral; aposentadoria voluntária de professores públicos e regras de transição; alíquotas de contribuição, entre outros. No material é citado que não há um ponto na proposta da reforma que seja favorável à classe de professores e conclui informando que atualmente há um percentual de apenas 2,4% de pessoas que se interessam pelo magistério, índice este que pode ficar ainda menor. O CPP (Sede Central) é contra a medida assim como também todas as Regionais. A Sede, inclusive, além de ter se posicionado publicamente contra, já enviou ofício à Câmara dos Deputados solicitando aos parlamentares a reprovação da proposta.

Outros assuntos abordados pela Prof.ª Adilma Godoi foram: ações em andamento do CPP; reforma da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que, segundo ela, não está com garantias de aplicação e sobre o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) que, pela atual legislação, continuará existindo até 2020 e, para evitar que os estados e municípios fiquem sem a garantia dos recursos que ele proporciona, o Congresso Nacional tem que aprovar uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional), mantendo o fundo. “Não é só a Previdência, são outros pontos da educação que exigem nossa atenção. Estamos perdendo conquistas e com toda esta rede de informação que temos, não podemos ficar sem saber das coisas”, afirmou a Prof.ª Adilma.

Prosseguindo com os assuntos, a diretora geral do CPP, Profª Dora Arcaro, falou a respeito da Adaali (Associação dos Defensores e Amigos do Autista de Limeira e Região), entidade que, em breve, vai iniciar atividades na cidade e contará com o apoio do CPP. Ainda o Prof.º João Leandre Jorge, convidado do dia, falou sobre o Projeto Melodia da Aprendizagem, que inclusive já foi apresentado na reunião de docentes representantes realizada em maio de 2018. A iniciativa do professor, que usa a música como principal meio para o ensino, vai ser apresentada neste próximo sábado (06), a partir das 11h, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi em Campinas (SP).

Estão previstas ainda para 2019 mais três reuniões com professores representantes.

 

Confira as fotos: