Por:
12/11/2018

Em sua XXVI edição, o retorno do Salão Limeirense de Arte Contemporânea (Slac), sete anos ausente do calendário de atividades da cidade, já prova ser um sucesso desde sua abertura que aconteceu na noite de sexta-feira (9). A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. O Slac retornou com obras de 18 artistas de todo o país. “Nós trabalhamos todas as linguagens artísticas aqui em Limeira, contempladas em eventos, e havia uma lacuna sem o Slac. E o salão veio com tudo. Esta abertura é muito significante para a cultura, é uma noite épica. Ele foi repaginado e volta revigorante”, mencionou o secretário de Cultura, José Farid Zaine, durante o evento.

 

O Slac voltou com diferenciais, não só entre as obras, mas também com a ajuda de custo de R$ 600 aos participantes, além da premiação em dinheiro. “A época que nosso país vive não tem sido financeiramente favorável, mas com gestão é possível incentivar todas as linguagens. Que a cultura esteja sempre entre nós, recebendo todo o carinho que ela merece”, disse o prefeito Mário Botion, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Botion.

Entre os artistas participantes, Limeira foi representada pela obra “Tinta na Obra”, do artista Paulo Medo, que conquistou o Prêmio de Limeira desta edição. “É a primeira vez que participo do Slac e é muito gratificante ser o único selecionado de Limeira. Na minha obra juntei duas paixões: construção civil e grafite”, disse o artista.

Vencedora do primeiro lugar, Vane Barini, de Campinas, é a artista responsável pela obra “Eu Sei Tudo Sobre Meu Vizinho”, construída por meio de fotos registradas ao longo de sete anos. A artista conheceu o salão em 2018 e disse estar honrada de fazer parte de sua volta. “Ouvi dizer que o Slac é um salão muito bom e confirmei isso com o pessoal reconhecido como comissão julgadora”, complementou.

Entre suas premiações, o salão oferece o Prêmio Aquisitivo. Agora, as obras “Assim Olhei Melhor”, “Assim Ouvi Melhor” e “Assim Falei Melhor”, de Júnior Suci, de São Paulo, compõem o acervo do Museu Histórico e Pedagógico Major José Levy Sobrinho. “O mais significante da premiação foi esse trabalho já ter sido exposto em outros espaços. E, agora, ele está aqui, cumprindo sua função social”, disse o artista. O trabalho de Suci envolve desenhos, gestos performáticos e fotografia.

A volta do Slac foi reconhecida também pelos visitantes que estiveram no salão pela primeira vez. “Achei interessante o incentivo da Prefeitura que a gente pouco vê devido ao cenário. É importante para a cidade incentivar artistas e a população em geral”, comentou David Aparecido da Silva. Gabriel Misson complementou ainda que é “super legal a ideia de reabrir as portas, porque atinge mais gente de todas as classes sociais. É importante ter este incentivo à cultura e à arte”.

O Slac recebe visitas até 23 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h; sábado, das 9h às 17h; e domingo, das 9h às 12h. A entrada é pela Rua Treze de Maio, nº 102– Centro. Confira as obras expostas e as premiações:

 

PRÊMIO AQUISITIVO
Júnior Suci
Desenho – Fotografia
Assim Olhei Melhor
Assim Ouvi Melhor
Assim Falei Melhor
São Paulo – SP
2015

PRIMEIRO LUGAR
Vane Barini
Instalação
Eu sei Tudo Sobre meu Vizinho
Campinas – SP
2017

SEGUNDO LUGAR
Giulia Bianchi
Pintura
Série Sem título (notas)
São Paulo / SP
2018

TERCEIRO LUGAR
Iza Figueiredo
Instalação
Pequeno Reino para Encontros Cúmplices I
Pequeno Reino para Encontros Cúmplices II
Itu / SP
2018

PRÊMIO DE LIMEIRA
Paulo Medo
Escultura
Tinta na “Obra”
Limeira / SP
2018

REFERÊNCIA ESPECIAL DO JÚRI
Sérgio Adriano H
Fotografia – Objeto
Coleção Tempo de Saber
Arte no Brasil NEGROS
São Paulo / SP – Joinville / SC
2018

REFERÊNCIA ESPECIAL DO JÚRI
Rogério Pinto
Pintura
Auschwitz e Gato
2018

Homem Tigre
2018

Cachorro, Homem Amarelo
2017

São Paulo / SP

Vane Barini
Vídeo – O Homem que eu Amo
Campinas – SP
2018

Santacosta
Objeto
O Sol e o Unicórnio
2016

Junção Exposta
2016

Palavras Cruzadas
2017

São Paulo / SP

Esther Casanova
Colagem
Sem Título XIII
Sem Título VIII
Sem Título XII
São Paulo / SP
2015

Renato Almeida
Instalação
“Coleções / Cartografias”
São Paulo / SP
2016 – até hoje

Manu Gaden
Desenho
Obra A – Viva o Século XXI
São Paulo / SP
2018

Jonas Esteves
Escultura
Planta Robô
Rio de Janeiro / RJ
2018

Renata Laguardia
Vídeo
“La Dame Blanche”
2015

“Militares”
2016

Belo Horizonte / MG

Bruno Faria
Vídeo – Instalação
MAB Museu
Recife / PE
2018

Rafael Zé
Pintura
Salamandra
Porcoroth
Minotauro
Pelotas / RS
2018

Renan Soares
Instalação
Insolência
Pelotas / RS
2018

Marcia Gadioli
Fotografia (Livro de Artista)
Limiares
São Paulo / SP
2017

Gustavo Aragoni
Desenho
Sem título
Sem título
Sem título
São Paulo / SP
2018

___________________________________

Enviado por: Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Limeira