Por:
21/05/2018

Atividades de formação em 2018 estão seguindo o tema “Desenvolvimento Humano e Meio Ambiente”

 

O CPP-Limeira, por meio do seu Departamento Pedagógico, formado pelas professoras Adriana Pina e Elaine Soleder (escolas do Município) e Solange Rodrigues Barbosa (escolas do Estado), realizou nesta última sexta-feira (18), no salão do clube de campo da entidade, a segunda reunião com os professores representantes de escola do ano de 2018. Neste ano o tema principal das formações foca no meio ambiente e desenvolvimento humano.

No início das atividades, foi ministrada pela arte-educadora, atriz e professora de Educação Infantil Miriam Soares, que também integra a equipe de trabalho do CPP-Limeira, uma dinâmica na qual os professores, em estado de relaxamento, atendiam aos comandos que objetivavam estímulos aos cinco sentidos humanos: audição, visão, tato, olfato e paladar. Esta dinâmica de sensibilização teve como propósito levar aos docentes a importância dos sentimentos para a realização de atividades sobre a conscientização ambiental. Em seguida as representantes do Pedagógico do CPP aprofundaram o tema, também por meio de slides, a respeito das questões ambientais e desenvolvimento humano.

A professora Adilma Godoi, do Estado, teve um momento para passar aos professores informes sobre a Legislação e ações em andamento. A Sede Central do CPP disponibiliza no site oficial a seção Procuradoria, com link fácil a seguir: www.cpp.org.br/procuradoria/publicacoes. 

A reunião ainda recebeu as presenças dos professores João Leandre Jorge e Denis Dos Santos que abordaram sobre situações de aprendizagem. Leandre Jorge, que leciona História e Filosofia na Rede Estadual, utiliza a música como recurso para ensinar os conteúdos. Dentro deste contexto há as associações com rimas em melodias. Ele mostrou um pouco do que costuma fazer em sala de aula para que os alunos aprendam de um jeito diferente. Já o Prof.º Denis Dos Santos, que leciona Sociologia também pelo Estado, mostrou algumas técnicas que costuma aplicar em suas aulas seguindo um plano de habilidades e sequência didática, como por exemplo: quando for falar sobre o caráter culturalmente construído da humanidade deve-se aplicar a habilidade de fazer os alunos reconhecerem que a unidade entre todos os seres humanos é o fato de que o homem é um ser cultural, entre outros pontos.

As reuniões com professores representantes seguem o calendário previsto pela Sede Central do CPP em São Paulo, no segundo semestre de 2018 irão ocorrer mais dois encontros.

 

Confira as fotos: