Por:
13/06/2017

 

 

sem título-0398

 

 

Evento aconteceu na última semana, entre os dias 8 e 10 de junho, no Shopping Nações. Variedade de peças e itens foi um dos destaques da feira, além é claro do visível bom número de público que o evento atraiu 

 

A responsabilidade do CPP (Centro do Professorado Paulista – Regional de Limeira) em organizar uma outra feira na cidade, mais voltada ao artesanato em geral, foi um grande desafio para a entidade. Desde 2010 o CPP organiza a Limeira Patchwork que é, naturalmente, mais pendente ao artesanato com linhas, tecidos, costura, agulhas, máquinas de costura e emenda de retalhos, nos últimos anos ela se notabilizou por ocorrer em setembro, mês do aniversário da cidade. “Recebemos muitos pedidos, aqui em Limeira, para que organizássemos uma outra feira, com foco mais geral. Também tínhamos o objetivo de apoiar artesãos de outros segmentos”, afirmou a diretora geral do CPP-Limeira, Prof.ª Dora Arcaro, em dezembro de 2016, quando, oficialmente, a notícia de que o CPP iria organizar um novo evento foi divulgada.  

Nos meses seguintes Dora Arcaro e equipe do CPP procuraram realizar todos os esforços para colocar este objetivo em realidade. Nesta última semana, na quinta-feira (8), sexta (9) e sábado (10) todas estas intenções foram alcançadas e o Shopping Nações, em sua área de expansão, recebeu a Limeira Artesanatos. Materiais dos mais variados tipos de artesanato foram colocados à disposição do público: pallets, entre outros artesanatos com madeira, patchwork, costura criativa, tecidos, cosméticos artesanais, aromatizadores, itens pet, bijuterias, roupas customizadas, bonecas de pano, enxovais infantis, bebê reborn, que são os bonecos que parecem bebês reais, sacolas artesanais, gesso e decorações, sandálias, bolsas e sapatos em couro, cerâmicos, artigos pet, artes em cabaça, entre uma infinidade de outras opções.

O público, que compareceu em bom número, aprovou mais esta alternativa oferecida pelo CPP, como por exemplo Ivanilda Castanheira que veio da cidade de Pirassununga (SP). “Foi a primeira vez que vim para cá para comprar artesanato, nunca havia estado em  Limeira com este objetivo, ainda não conheço, inclusive, a feira de patchwork, mas voltarei aqui em setembro para esta feira também e vou tentar trazer minha irmã, que mora em Canoas (RS), ela gosta bem mais de artesanatos do que eu”, afirmou Ivanilda que estava acompanhada de amigas, todas vieram por meio de caravana.

Ivanilda, de Pirassununga, pretende trazer a irmã na Limeira Patchwork, em setembro
Ivanilda, de Pirassununga, pretende trazer a irmã na Limeira Patchwork, em setembro

O bom número de pessoas que vieram das mais diferentes cidades do estado de São Paulo foi também outro fator de destaque no evento, houve registros de visitantes de Campinas, Barretos, Santo André, São Paulo, São João da Boa Vista, São Carlos, Santos, Americana, Itapetininga, Cerquilho, Araraquara, Américo Brasiliense, Piracicaba, Jundiaí, entre outras, assim como também limeirenses, principalmente no sábado, dia que atraiu muitas famílias da cidade. A artesã Edna Miller veio da vizinha Americana (SP), apenas cerca de 27 km de distância de Limeira, ela faz chinelos customizados e elogiou a iniciativa de mais uma feira. “Gostei de mais esta opção no município, até por ser bem perto da minha cidade e não preciso me deslocar até São Paulo por exemplo, pois encontrei muito do que preciso aqui, estes eventos costumam ter uma diversidade de materiais muito grande, inclusive se tratando de E.V.A., que é o que mais procuro”, disse Edna.

sem título--114
Edna Miller veio de Americana, ela produz chinelos artesanais e veio em busca de E.V.A. na feira

Os expositores igualmente avaliaram positivamente mais esta opção. “A organização do evento foi muito boa além de bom público. Pretendo voltar em 2018 e trazer mais peças cruas, pois notei uma demanda muito forte inclinada para isso”, afirmou Luciana Xavier, que é de Limeira e participou com o estande “Caprichos da Lu e Cheiro Com Arte”, ela dividiu o espaço com outras duas amigas, igualmente artesãs, no entanto uma tinha foco voltado ao sabonete artesanal e a outra comercializou itens ligados ao patchwork, já Luciana trouxe ao evento artigos como santas e imagens sacras, entre outros itens relacionados.

sem título--115
Luciana Xavier comercializou imagens sacras. Ela é uma dos 17 expositores de Limeira.

Alain Carlson, carioca, mas que vive em São Paulo (capital) há mais de 15 anos, é um dos responsáveis pelo Atelier Coração de Pano, que possui sede em Itupeva (SP) e expôs materiais fortemente voltados ao patchwork, feltro, cartonagem, entre outros. Carlson citou a confiança nos projetos desenvolvidos pelo CPP. “Resolvemos expor neste novo evento por conhecer o trabalho desenvolvido pelo CPP-Limeira, principalmente no que se refere às feiras”, declarou. “Temos um bom público, boa parte nos conhece através da internet e poder ter contato com eles pessoalmente é algo muito bom para nós. É isso que eventos como esse nos proporcionam: o contato com o público e isso, entre outras coisas, fortalece o vínculo”, declarou Alain Carlson.

sem título-0539
Alain Carlson (à direita): “Eventos assim nos colocam em contato com nosso público da internet”.

A diretora Dora Arcaro relata os agradecimentos que recebeu dos expositores. “Recebi de vários expositores, principalmente os de Limeira, o agradecimento por esta feira. Essa é a melhor avaliação que podemos receber. Meu objetivo foi o de ajudar pessoas que têm no artesanato uma fonte de renda e acredito que isso foi alcançado”, finalizou Dora Arcaro.

A Limeira Artesanatos teve 87 estandes sendo que 17 deles são de Limeira. Expositores de sete estados trabalharam na feira.

Sorteios

Por volta das 18h do sábado, último dia de feira, a empolgação tomou conta do público e da equipe do CPP, pois os sorteios foram realizados. Os brindes se tornaram possíveis por meio de doações dos expositores. Muitos ganhadores já não estavam mais no evento, no entanto nos próximos dias a equipe do CPP-Limeira entrará em contato com estas pessoas para realizar a entrega. 

Limeira Patchwork

A tradicional Limeira Patchwork, que agora em 2017 caminha para sua oitava edição, vai acontecer igualmente no Shopping Nações, nos dias 14, 15 e 16 de setembro, das 12h às 19h, a entrada será franca e com estacionamento gratuito. Em breve a lista de expositores será disponibilizada tanto no site da entidade: www.cpplimeira.com.br (clicar no menu “Turismo e Eventos”) como também na página do evento no facebook: facebook.com/limeirapatchwork .  

 

  *A estimativa oficial com relação ao número exato do público será fornecida nos próximos dias pelo Shopping Nações, informação essa que será noticiada em nossos canais      

 

 

Confira algumas imagens do evento: 

Mais fotos na fan page da Limeira Artesanatos no Facebook > @LimeiraArtesanatos

 

sem título-0002

sem título-0005

sem título--5

sem título--18

sem título-0066

sem título-0078sem título-0206

sem título-0365

sem título-0366

sem título-0370

sem título-0372

sem título-0376

sem título-0378

sem título-0380

sem título-0381

sem título-0383

sem título-0392

sem título-0393

sem título-