Por:
23/10/2018

Iniciativa conta com total apoio de realização do CPP-Limeira; última turma de 2018, com alunos da Escola Estadual Castello Branco, finalizou atividades em 05 de outubro

O Projeto Juventude em Foco, iniciativa que leva o ensino extracurricular da fotografia a jovens de escolas públicas de Limeira, finalizou no dia 05 de outubro os trabalhos com um grupo de alunos da Escola Estadual Castello Branco. Foi a terceira turma de 2018 e a quinta de toda a história do projeto, que começou em abril de 2017. O diretor da escola, Prof.º Wilson Ricardo Antoniassi de Almeida, acompanhou o último dia de atividades da turma.

Primeiro dia de atividades no Castello Branco (Arquivo CPP)

No Castello Branco os alunos, que estão no Ensino Médio, tiveram contato com aspectos técnicos, práticos e teóricos da fotografia, além de contextualizações com história da arte. Ainda, os jovens tiveram a oportunidade de realizar uma saída fotográfica, no Centro de Limeira, com os coordenadores do projeto, formado por fotógrafos profissionais e hobistas, jornalistas e professores. Foram sete encontros em período oposto às aulas regulares dos estudantes.

Trajetória

As escolas atendidas em 2018 foram: Escola Estadual Dorivaldo Damm; Escola Estadual Brasil e a última no Castello Branco.
Em 2017 o projeto começou na Escola Estadual Prof.º Perches Lordello e, em seguida no mesmo ano, na Escola Estadual Prof.º Leovegildo Chagas Santos.

Inspiração

Paulo Tellis, médico, fotógrafo e idealizador do Juventude em Foco, teve inspiração para o projeto por meio do documentário “Nascidos em Bordéis”, vencedor, em 2005, do Oscar de melhor documentário em longa-metragem. O documentário relata a história real de um grupo de crianças que tiveram acesso às atividades de orientação e ensinamentos da fotógrafa Zana Briski e do cineasta Ross Kauffman na cidade de Calcutá, na Índia. As crianças vivem em uma zona de prostituição da região e, com o estímulo e incentivo, desenvolveram habilidades nunca antes imaginadas e tiveram a feliz sensação do acolhimento e da socialização.

O Juventude em Foco tem total apoio de realização do CPP-Limeira.

 

Alunos, coordenadores do projeto e o diretor da Escola Estadual Castello Branco, Prof.º Wilson Ricardo Antoniassi de Almeida, no último encontro – (Foto: Prof.º Juracy Soares).