Por:
25/06/2018

Desde 2017 o projeto já rendeu experiências com a fotografia para dezenas de estudantes; no segundo semestre de 2018 a quinta turma deve iniciar atividades

Nesta última sexta-feira (22) os coordenadores do Projeto Juventude Em Foco, iniciativa que leva o ensino extracurricular da fotografia, por meio de atividades e orientações teóricas e práticas, a jovens de escolas públicas de Limeira, concluíram as atividades da quarta turma a receber o projeto. Desde abril um grupo de alunos de Ensino Médio da Escola Estadual (E.E.) Brasil é que estavam acompanhando as aulas e demais atividades. O Juventude Em Foco tem total apoio de realização do CPP-Limeira que, inclusive, atua diretamente nos trabalhos tendo dois de seus membros da equipe de trabalho, Juraci Soares (Dep. De Feiras D.A. Eventos) e Filipe Sousa (assessor de imprensa e comunicação), que participam também com aplicação de aulas e orientações. Outros fotógrafos, entre profissionais e hobbistas também atuam e, entre eles, está o idealizador Dr. Paulo Tellis que é médico, mas se dedica à arte da fotografia. Ainda compõem o corpo de coordenadores: Sidney Roland, Nelson Shiraga, Mário Bucci, Fernando Sanchez, Edu de Paula, Tiago Degaspari e Reinaldo Rossi.

O jovem Vinícius Bueno de Lima, do 1º ano 5, se sentiu feliz pela oportunidade. “Foi algo que me ajudou muito. O curso traz o prático e o teórico, isso ajuda a aprimorar conhecimentos e a usar melhor o equipamento. As histórias de fotógrafos que entraram para a história, entre outros detalhes, o curso traz tudo isso de uma forma bem simples,” falou o jovem que planeja trabalhar nesta área futuramente. “Meu projeto de vida é ser fotógrafo e dedicar uma atenção à produção de vídeo também”, afirmou Vinícius Bueno de Lima.

Vinícius B. Lima (à esq.): “Ser fotógrafo é meu projeto de vida”.

Neste contexto com quatro escolas até aqui, estes jovens da E.E. Brasil foram os primeiros de Ensino Médio a terem contato com a iniciativa. As turmas anteriores: Escola Estadual Perches Lordello (abril, maio e junho de 2017), Escola Estadual Leovegildo Chagas Santos (outubro e novembro 2017) e Escola Estadual Dorivaldo Damm (março e abril de 2018) participaram com alunos de Ensino Fundamental.

Há a intenção, no segundo semestre, de realizar uma exposição, nas próprias dependências da E.E. Brasil, com as melhores fotografias produzidas pelos alunos assim como ocorreu com os alunos da E.E. Perches Lordello e E.E. Leovegildo. O projeto igualmente articula a exposição dos alunos da E.E. Dorivaldo Damm também para o segundo semestre e, neste mesmo período, iniciar atividades em uma quinta turma em outra escola que ainda será definida.

Inspiração

Paulo Tellis teve inspiração para o projeto por meio do documentário “Nascidos em Bordéis”, vencedor, em 2005, do Oscar de melhor documentário em longa-metragem. O documentário relata a história real de um grupo de crianças que tiveram acesso às atividades de orientação e ensinamentos da fotógrafa Zana Briski e do cineasta Ross Kauffman na cidade de Calcutá, na Índia. As crianças vivem em uma zona de prostituição da região e, com o estímulo e incentivo, desenvolveram habilidades nunca antes imaginadas e tiveram a feliz sensação do acolhimento e da socialização.

 

Confira as fotos: