Por:
05/11/2018

Atividade teve foco mais informal e ouviu depoimentos dos pais que também receberam orientações e dicas

Aconteceu na tarde deste domingo (04), no salão do clube do CPP-Limeira, um encontro de orientação a pais de crianças com T.E.A. (Transtorno do Espectro Autista), ministrado pela psicóloga Patrícia Menk, especialista em psicoterapia, orientação familiar e acompanhamento terapêutico de pessoas com T.E.A.. Patrícia atua na cidade de Barueri (SP) e já esteve em Limeira em julho, quando ministrou um treinamento e capacitação também sobre T.E.A. para psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, arte educadores e educadores físicos. A iniciativa foi articulada pelo CPP-Limeira.

Com foco mais informal e aberto ao diálogo, os pais compartilharam depoimentos, experiências e receberam uma série de orientações, desde um apanhado breve sobre o que é o transtorno, passando por diagnóstico, tratamentos e intervenções, entre outros. “É um transtorno, pois a criança tem tudo: todo o equipamento neurológico, sensorial, além de outros, porém vai ter dificuldades no desenvolvimento. Há crianças que conseguem algumas coisas e aquelas que alcançam outros resultados, mas é possível trabalhar pelo desenvolvimento. É diferente, por exemplo, de uma criança que teve paralisia cerebral decorrente de dificuldades de respiração ao nascer. Um ‘pedacinho do cérebro’ danificou, ficou deteriorado, então nesta parte o cérebro não vai funcionar. Já na criança autista o cérebro é completo. Através de exames é possível detectar quais áreas precisam de mais esforço para o desenvolvimento”, declarou Patrícia.

A abertura e o encerramento foram realizados pela diretora do CPP-Limeira, Prof.ª Dora Arcaro. A Prof.ª Solange Rodrigues Barbosa, do Dep. Pedagógico do CPP, igualmente acompanhou a atividade. No encerramento Dora Arcaro deu mais detalhes a respeito de todo o trabalho que o CPP vem fazendo na cidade, em especial, citou a ainda embrionária ADAALI (Associação dos Defensores e Amigos do Autista de Limeira e Região), entidade que vai cuidar de crianças com o espectro e que já está sendo planejada pelo CPP-Limeira. Em breve mais informações sobre este projeto serão divulgadas pelo CPP.

 

Confira as fotos da atividade: