Por:
10/09/2015

 

Agosto marcou mais um aniversário da Regional. 32 anos de atividades em Limeira

 

Eventos culturais, divulgações de interesse dos professores e associados, participações em eventos importantes e o tão aguardado jantar de 32 anos marcaram o mês de agosto do CPP-Limeira que, neste início de setembro, divulga um balanço das principais atividades realizadas no período.

No dia 5 a entidade esteve representada no 19º Encontro Estadual dos Conselhos Municipais da Educação realizado pela UNCME (União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação). A iniciativa discutiu planos e diretrizes de trabalho a serem adotadas e aplicadas pelos conselhos nas ações referentes a educação nos municípios.

No dia 6 de agosto os alunos da primeira turma de 2015 do curso de dança de salão para casais comemoraram o término das aulas e a formação da turma com um pequeno baile e uma animada confraternização. Inscrições para um novo grupo se iniciaram logo na semana seguinte e nesta quinta (10/9) as aulas irão começar.

Um passeio gastronômico em São Paulo foi realizado no dia 11. Os participantes conheceram o Eataly São Paulo, um centro de compras e consumo de especiarias, alimentos e bebidas, entre outros, originais da Itália ou que seguem à rigor receitas italianas recentemente inaugurado. Além disso houve também uma ida ao Shopping J.K., também em São Paulo.

No dia 20, sócios, entre outros, embarcaram rumo a Belo Horizonte. Na viagem, organizada e promovida pelo CPP-Limeira por meio do Dep. de Turismo, as cidades históricas de Minas Gerais também foram visitadas.

Este mês de agosto ainda marcou mais um aniversário do CPP-Limeira. Já são 32 anos de atividades no município. Tudo começou, no entanto, um pouco antes daquele festivo dia 21 de agosto de 1983, quando autoridades locais, o presidente do CPP da época, Sólon Borges dos Reis, entre outros, estiveram presentes para a inauguração da regional. Em maio do mesmo ano, em um jantar na churrascaria Zelão, cerca de 60 professoras aposentadas se reencontraram para relembrar os tempos de escola. Tal grupo tinha em mente também por em prática o projeto de oferecer ao professor local, estando ele na ativa ou aposentado, uma entidade preocupada com os seus direitos. Foi dada a sugestão de procurar o CPP em São Paulo, lá os professores Sólon Borges dos Reis e Palmiro Menucci orientaram o grupo de professoras, que contava Dora Arcaro, entre outras, a colocarem em funcionamento na cidade uma sede regional do CPP. Uma diretoria provisória foi formada e, do primeiro contato em São Paulo e da formação desta diretoria transitória até a inauguração da sede do CPP-Limeira, não demorou muito e, em agosto daquele ano, o projeto e o sonho se tornariam realidade com a inauguração de uma regional do Centro do Professorado Paulista em Limeira.

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Limeira do dia 25, os vereadores aprovaram, por unanimidade, o Plano municipal de Educação (PME). O CPP acompanhou de perto todos os acontecimentos relacionados ao plano e as aprovações das metas, levadas a conhecimento público em duas conferencias realizadas em junho.

Nos dias 26 e 27 o Verso e Voz movimentou dezenas de escolas de Limeira. O concurso de declamação de poesias realizado pelo CPP-Limeira em total parceria com o gabinete parlamentar de José Farid Zaine, que além de idealizador do projeto é também vice-diretor do CPP-Limeira, privilegiou a boa poesia, despertou o interesse dos estudantes pelo assunto e transformou o Teatro Vitoria em um belo palco de apresentações poéticas.

E encerrando com chave de ouro o mês: jantar especial em celebração aos 32 anos do CPP-Limeira. Cerca de 200 pessoas compareceram ao jantar, realizado na noite de 29 de agosto no salão social da sede de campo. Membros da diretoria, funcionários, convidados especiais, entre outros, além da diretora Dora Arcaro e José Farid Zaine (vice), estiveram presentes. Ao som de grandes sucessos cantados por Tony Angeli e um delicioso menu com pratos italianos a entidade celebrou, em grande estilo, seu 32º aniversário.

E neste mês de setembro o trabalho não para, além dos projetos, ações culturais e atividades envolvendo os docentes do município, a VI Limeira Patchwork será realizada nos dias 24, 25 e 26, com início às 12h no Centro Municipal de Eventos (avenida Maria Thereza de Barros Camargo, 1525).