Por:
18/09/2013

“É uma história de 30 anos de luta”, é com essa frase que a diretora-geral do Centro do Professorado Paulista – Regional de Limeira (CPP), a professora Doracy Alves da Costa Arcaro, mais conhecida como Dora, enaltece o Jubileu de Pérola da associação, a ser comemorado neste sábado (24) num Jantar Dançante.

Inaugurado oficialmente em 21 de agosto de 1983, o CPP de Limeira teve seu início com uma confraternização de 59 professoras na churrascaria Zelão, em Limeira. “Desta reunião, formou-se um grupo que procurou a sede central do CPP. Tivemos passe livre para alugarmos uma casa e darmos início a esta história, que completa 30 anos na cidade”, enfatiza Dora.

Atualmente, a sede da associação está localizada no Largo da Boa Morte, 156, Centro. “Tudo foi possível por conta da força de luta dos professores. Além de estarmos envolvidos com mobilizações sociais em busca de melhorias para a educação, sempre estamos à frente de projetos”.

Dentre eles, está o Festival Nacional de Música Popular Brasileira, o Canta Limeira, criado em 1984. Também há, em parceria com a Diretoria de Ensino, o Verso e Voz, que estimula a leitura e interpretação de poesias. Outra ação é o Limeira Patchwork, que está em sua quarta edição, conta com 90 expositores e será promovido entre os dias 19 e 21 de setembro, no Centro Municipal de Eventos.

FUTURO – Para uma associação que sempre esteve à frente de projetos, nada mais natural do que continuar na luta. É o que afirma Dora: “Nosso próximo passo é tentar viabilizar um antigo sonho, que é a construção de um espaço para abrigar professores desamparados”, enfatiza. A iniciativa depende de parcerias para que possa tomar corpo. “Estamos lutando para isso e gostaríamos de construir residências para estes professores próximas à nossa sede de campo”, frisa a diretora-geral.

Outro projeto do CPP que está em fase embrionária é o Limeira Patchwork – Resgate Histórico. Por meio da técnica de patchwork, que utiliza retalhos de tecido, a proposta é estimular artesãos a confeccionar pontos históricos e turísticos de Limeira. “Trata-se de uma arte cara e demorada, por isso estamos em busca de parceiros como a Prefeitura para promovermos a premiação dos melhores trabalhos”, explica.

Ainda na área de cultura, a diretora-geral dá destaque à reinauguração da Biblioteca de Poesias. “Numa iniciativa pioneira, em 1991, a região ganhou uma biblioteca só de poesias na sede do CPP, então na Rua Conselheiro Saraiva. Os livros foram doados pelo psicólogo, literato e jornalista João de Souza Ferraz e pelo professor Sólon Borges, além de autores limeirenses. Mas por falta de espaço físico, o acervo foi guardado. Agora pretendemos reinaugurar este espaço”.

E é com esta força de vontade que o CPP Regional de Limeira caminha. “Estamos de portas abertas a todos os professores, oferecendo apoio jurídica, pedagógicos, entre outros”, finaliza Dora.

SERVIÇO
CPP Regional de Limeira
Largo da Boa Morte, 156 – Centro
Telefones: (19) 3713-4548 / 3713-4549