Por:
05/12/2020

Em reunião com representantes de escolas particulares e estaduais na tarde desta quarta-feira (02) na Prefeitura, o prefeito Mario Botion (PSD) anunciou a testagem de alunos das redes municipal, estadual e particular. O teste é indicado para crianças a partir do Ensino Fundamental (acima dos seis anos de idade). A testagem, no entanto, vai pedir autorização dos pais ou responsáveis. O secretário de Educação, André De Francesco, e o de Saúde, Vitor Santos, informaram que os exames sorológicos, e de formato rápido, serão iniciados ainda neste mês de dezembro logo após o término dos testes dos professores que está em andamento. Os inquéritos sorológicos indicarão a situação do Município perante à pandemia. Os testes em estudantes serão aleatórios e a empresa Limite Consultoria e Pesquisas de Marketing será responsável por elaborar o modelo estatístico gratuitamente.

Os exames se aliam à instrução normativa publicada na semana passada pela Secretaria de Educação. Vários protocolos sanitários deverão ser seguidos pelas escolas no retorno às aulas. “Vale destacar que as aulas presenciais serão opcionais”, comentou o secretário de Educação André De Francesco.

Outra questão apontada é que as testagens em andamento – e também as que serão iniciadas – darão um norte para o retorno às aulas. A Prefeitura afirma que ao final do inquérito, a recomendação é para que retornem às aulas aqueles que estão protegidos e depois os sem comorbidades, parâmetros que valem para professores e alunos. Ainda não há uma data fixada para o retorno das aulas em 2021.

Com informações da Prefeitura (Sec. de Comunicação Social).