Por:
31/10/2023

Na noite desta última segunda-feira (30), na Câmara Municipal de Limeira, professores municipais, a maioria ocupantes de cargos de suporte pedagógico, estiveram no Legislativo para acompanhar a participação de Prof.ª Alessandra Daniele Pascotto e de Prof.ª Marcela Mancione na Tribuna Livre, em momento durante a sessão ordinária. As professoras defenderam a proposta da amplitude dos cargos e funções do suporte pedagógico, algo que requer a alteração do Artigo nº 29 do Estatuto do Magistério Público Municipal (Lei Complementar nº 461/2009).

“Este tema tem sido discutido há mais de 10 anos. Apoio e reafirmo: a alteração do Artigo 29 no Estatuto do Magistério não se trata da não valorização dos professores, ao contrário, estabelece a possibilidade de progressão entre os cargos e funções pertencentes ao quadro do magistério de forma digna, sem prejuízos, atrativa a todos os professores das escolas municipais de Limeira. Trata-se de organizar a carreira docente e de resolver o problema de gestão que assolará quem assumir futuramente como prefeito ou secretário da Pasta (Educação)”, afirmou, na Tribuna, Prof.ª Alessandra Daniele Pascotto.

Na semana passada, a Prof.ª Rosa Maria Gonçalves igualmente fez uso da Tribuna Livre da Câmara. Ela defende valorização que alcance todo o professorado municipal e citou a jornada única. “Quando discutimos isso na Cocem 2015 (Conferência Municipal da Educação) as projeções estavam voltadas para a jornada única, que é uma alternativa para acabar com essa jornada estafante que o docente tem hoje e com isso nós teríamos a valorização do professor em uma jornada decente com a valorização do coordenador e outros do suporte pedagógico”, declarou a Prof.ª Rosa Maria Gonçalves.

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara ouviu, em 25 de outubro, o secretário Municipal de Educação, André Luiz de Francesco, em reunião que ocorreu na própria sede do Legislativo. As demandas de valorização da equipe de suporte pedagógico e de professores estavam na pauta. Quanto à proposta de alteração no Artigo 29 (amplitude), o secretário informou que o documento foi apresentado ao prefeito Mário Botion (PSD) e está sendo analisado pela Secretaria de Educação. “Tivemos a apresentação do estudo formal, com o impacto e uma primeira proposta. Começamos a ler o documento e validar toda documentação, os debates, avaliando o que é proposto”, afirmou o secretário.

O CPP-Limeira acompanha os fatos e desdobramentos, inclusive, esteve presente, via assessoria de imprensa, na Câmara Municipal na noite de 30 de outubro. A entidade se coloca à disposição, de forma imparcial, para auxiliar no que for preciso.