Por:
21/11/2016

 

 

Reunião de professores representantes de São Paulo abriu espaço para o Verso e Voz, projeto cultural idealizado por Farid e que conta com o apoio do CPP-Limeira

 

O vice-diretor do CPP-Limeira, Prof.º Farid Zaine, juntamente com Rosana Andrade (Pedagógico CPP-Limeira – Estado) e Evandro Leite (Diretoria CPP – Cultura), esteve em São Paulo, na Sede Central do CPP, na manhã desta última sexta-feira (18). Farid foi expor o projeto Verso e Voz, concurso de declamações de poesias idealizado por ele na década de 90 e que estimula alunos de escolas públicas de Limeira a participarem de uma competição que avalia e premia as declamações de maior destaque, assim como também as apresentações das torcidas destas escolas. A participação de Farid foi um dos conteúdos trabalhados na reunião de professores representantes, cujo tema foi: “Diálogo Com a Realidade”, que o CPP organizou com docentes que lecionam na capital. As demais regionais da entidade também organizaram, no mesmo dia, reuniões com professores representantes, inclusive Limeira, cujo encontro foi preparado pelo Dep. Pedagógico.  

Os presentes puderam acompanhar, também por meio de um vídeo (abaixo está o link para acesso), detalhes do projeto. “Nós notamos que o Verso e Voz, além do caráter artístico, resgatou o espírito de amor à escola. Os alunos, professores e demais funcionários, envolvidos com a apresentação, buscavam também defender a escola. Quando eles sobem ao palco para fazer a apresentação da torcida, e o grito de guerra, é algo muito emocionante”, declarou Farid. Em 2016 a iniciativa ocorreu nas tardes dos dias 09 e 10 de junho no Teatro Vitória e contou com total apoio do CPP-Limeira, assim como também da Prefeitura Municipal e Diretoria de Ensino de Limeira.

Ainda na reunião outros projetos, desenvolvidos em outras cidades, foram apresentados, além dos informes do Dep. Jurídico. Ocorreu também entrega do Prêmio Professor do Ano – 2016, concedido à docente Deise Rosa Tavares de Freitas, de São Paulo (capital), que foi eleita por uma comissão julgadora da Sede Central. Professores de todo o estado concorreram ao prêmio. Deise recebeu a placa que simboliza a conquista das mãos do presidente do CPP, Prof.º José Maria Cancelliero e das outras integrantes da diretoria: Prof.ª Loretana Paolieri Pancera (1ª vice-presidente) e Prof.ª Maria Lúcia de Almeida (3ª vice-presidente).     

 

Sobre o Verso e Voz

O Verso e Voz existe desde 1994 e procura ampliar o contexto de declamação de poesias, unindo e interagindo linguagens artísticas como a dança, música, teatro, entre outras artes visuais. “Eu atuava como coordenador do Centro de Informação e Criação, que era um projeto existente na Escola Padrão e criei o projeto para fazer circular os livros de poesia pela escola. Anteriormente eles ficavam nas estantes e eram pouco procurados. A partir da criação os alunos passaram a usar esses livros, o retiravam da biblioteca e ficavam meses envolvidos com a poesia, isso foi algo que motivou o projeto e motiva até hoje”, diz Farid Zaine.

O empenho dos alunos e professores pode ser visto através dos figurinos, cenários, maquiagens, sincronização e criatividade das apresentações das torcidas e também dos ensaios, já que praticamente todas as escolas que participam iniciam o ano letivo realizando os preparativos necessários para que, no dia da grande exibição, tudo esteja pronto e resulte em um trabalho convincente para os jurados.

 

Veja o vídeo com os destaques do Verso e Voz 2016:  

 

Confira algumas imagens:  

 

21  04  05  06  08  09  15