__
Projeto de declamações de poesias entre alunos de escolas públicas de Limeira, o Verso e Voz teve a edição 2017 realizada na semana passada, na quinta (01) e sexta (02). Projeto foi realizado pela primeira vez em 1994 e adquiriu uma relevância independente do tempo; E. E. Marciliano (Ensino Fundamental) e E.E. Dorivaldo Damm (Ensino Médio) levaram ouro no quesito declamação
O palco do Teatro Vitória mais uma vez teve a oportunidade de receber criativas e esforçadas apresentações poéticas que contextualizam e integram as linguagens artísticas que são a dança, música, artes cênicas e artes visuais. Estas exibições foram feitas por estudantes de 13 escolas públicas estaduais de Limeira na edição de 2017 do Verso e Voz, concurso de declamação de poesias idealizado por Farid Zaine (secretário municipal da Cultura).
A edição deste ano do projeto envolveu na organização, além da secretaria da Cultura, o CPP-Limeira e a Diretoria de Ensino de Limeira. O concurso foi dividido em dois dias: Ensino Fundamental na tarde de quinta-feira (01) e Ensino Médio na tarde de sexta-feira (02). Na abertura do projeto, na primeira tarde, estavam presentes, além de Farid Zaine: a diretora geral do CPP-Limeira Prof.ª Dora Arcaro, o prefeito municipal Mario Botion e Isabel Pivetta Fodra, dirigente regional de ensino. Na abertura de sexta-feira representou o CPP à frente do palco Keila Alcantu (Dep. Pedagógico – Estado).
Momentos antes das apresentações começarem o clima de euforia dos estudantes é notado por todos os lados, os rostos pintados e maquiados seguindo a proposta de apresentação de torcida, que também é quesito no concurso e vale pontos, as roupas e figurinos, entre outros acessórios, usados em sincronia pelos estudantes de cada instituição, revelam a preocupação em querer fazer algo bem feito. Os gritos de guerra já são ouvidos antes mesmo do palco se abrir para a apresentação de torcida, os alunos costumam entrar no saguão de recepção do Teatro Vitória cantando as músicas e os gritos de defesa e amor à escola.
Declamações campeãs
Pelo Fundamental a declamação campeã foi realizada por Júlia Fernandez de Souza, da E. E. José Marciliano da Costa Jr., ela trouxe ao palco a poesia “Do Caos à Vida”, escrita pela professora Rosiane Da Roz, que leciona na própria instituição. “Eu tinha uma confiança em mim e na minha apresentação, mas, sinceramente, não esperava que fosse vencer, até porque, conforme as apresentações começaram, vi muitas declamações boas. Desde que comecei a ensaiar, sentia uma confiança, mas não acreditava plenamente em uma vitória”, disse a estudante.
__
Já pelo Ensino Médio o jovem Eric De Paula do 3º ano da E. E. Dorivaldo Damm, foi o declamador campeão. A última vez que um menino havia vencido o Verso Voz, no quesito declamação pelo Ensino Médio, foi em 2014. Eric apresentou o texto “Não Há Vagas” de Ferreira Gullar. “A tensão que sentimos ali do palco é grande, principalmente pelo medo de errar. Tinha receio de cometer algum erro e isso me desestabilizar e comprometer minha declamação inteira”, afirmou o jovem que ainda citou um momento de sua performance, quando foi atingido por golpes de cassetete cenográfico. “Eu ‘apanhava’ ali e não podia mostrar a minha dor, foi um pouco de tortura”, confessou. Eric ainda destacou o fato de poder entrar para a história da escola. “É demais, é muito emocionante. Fico feliz em saber que vou entrar para a história da minha escola, ainda mais agora que estou no último ano”, afirmou Eric, visivelmente emocionado. Os amigos do estudante, já na praça Toledo Barros, em parte externa ao teatro após o fim das premiações, abraçavam o jovem e fizeram uma animada comemoração em volta do menino, todos felizes com a conquista.
Momentos antes das premiações, no segundo dia do Verso e Voz 2017, Farid Zaine pediu a palavra e sintetizou uma das características mais marcantes da iniciativa. “O Verso e Voz talvez seja o projeto que eu mais tenha amor, ele, independente do que ocorra e dos anos, sobrevive ao tempo”, afirmou Farid.
__
__
O professor Juracy Soares, que faz parte da diretoria e equipe de trabalho do CPP, integrou o corpo de jurados em ambos os dias. Soares avaliou declamação, performance e trilha sonora. Um fato de destaque envolvendo o jurado é que ele conquistou o primeiro lugar em declamação pela E.E. Gabriel Pozzi, justamente no primeiro ano de realização do concurso, em 1994.
Em 2017 a principal novidade foi a transmissão ao vivo do evento pela live realizada por meio da fan page oficial da Prefeitura de Limeira no Facebook em ação da Secretaria de Comunicação do Executivo.
__
________________________________
Abaixo a classificação geral do Verso e Voz 2017:
__
Ensino Fundamental II (quinta-feira – dia 01 de junho)
Figurino
Ouro – Arlindo Silvestre
Prata – Antônio Perches Lordello
Bronze – José Marciliano da Costa Junior
Cenário
Ouro – Castello Branco
Prata – Dorivaldo Damm
Bronze – José Marciliano da Costa Junior
Maquiagem
Ouro – José Marciliano da Costa Junior
Prata – Dorivaldo Damm
Bronze – Ataliba
Performance
Ouro – José Marciliano da Costa Junior
Prata – Castello Branco
Bronze – Antônio Perches
Trilha Sonora
Ouro – José Marciliano da Costa Junior
Prata – Antônio Perches
Bronze – Gustavo Peccinini
Torcida
Ouro – Arlindo Silvestre
Prata – Antônio Perches Lordello
Bronze – Irmã Maria Gertrudes
Declamação
Ouro – José Marciliano da Costa Junior
Prata – Antônio Perches Lordello
Bronze – Dom Tarcísio Ariovaldo Amaral
Ensino Médio (sexta-feira – dia 02 de junho)
Figurino
Ouro – Arlindo Silvestre
Prata – Dorivaldo Damm
Bronze – Brasil
Cenário
Ouro – Arlindo Silvestre
Prata – Dorivaldo Damm
Bronze – Brasil
Maquiagem
Ouro – Arlindo Silvestre
Prata – Dorivaldo Damm
Bronze – Gabriel Pozzi
Performance
Ouro – Dorivaldo Damm
Prata – Arlindo Silvestre
Bronze – Brasil
Trilha Sonora
Ouro – Dorivaldo Damm
Prata – Brasil
Bronze – Arlindo Silvestre
Torcida
Ouro – Antônio Perches Lordello
Prata – Gabriel Pozzi
Bronze – Castello Branco
Declamação
Ouro – Dorivaldo Damm
Prata – Brasil
Bronze – Arlindo Silvestre
Veja mais fotos do Verso e Voz 2017
__