Por:
12/06/2018

Escolas Estaduais Arlindo Silvestre e Dorivaldo Damm levaram ouro no quesito mais disputado: declamação; projeto contou com total apoio de realização do CPP-Limeira

Importante iniciativa cultural do ano letivo de muitas escolas estaduais de Limeira, o Verso e Voz, projeto de declamações de poesias idealizado por Farid Zaine, atual secretário municipal da Cultura e que, também por muitos anos fez parte da diretoria do CPP-Limeira, teve a edição 2018 realizada nos últimos dias 7 e 8 de junho, no Teatro Vitória. O trabalho, de realização da Secretaria Municipal da Cultura, contou com o apoio do CPP-Limeira e da Diretoria de Ensino de Limeira.

Assim como nas edições de 2015, 2016 e 2017 as finais, após um processo eliminatório que envolveu mais unidades, foram realizadas em dois dias: Ensino Fundamental na quinta (07) com nove escolas que declamaram textos de autores limeirenses e o Ensino Médio na sexta (08) com sete escolas que apresentaram trabalhos de poetas consagrados em língua portuguesa. Além das declamações, o Verso e Voz também possibilita que cada escola, tendo um minuto, faça a sua apresentação de torcida que também é quesito e vale medalha.

O palco do Teatro Vitória abre espaço para apresentações que unem as linguagens artísticas: dança, música, artes cênicas e artes visuais por meio da poesia. Todo o contexto é avaliado por um grupo de jurados, eles têm experiências artísticas, culturais e teatrais. O professor Juracy Soares, que atua na equipe de trabalho do CPP-Limeira, fez parte do corpo de jurados em ambos os dias. Soares avaliou declamação, performance e trilha sonora. Um fato de destaque envolvendo o jurado é que ele conquistou o primeiro lugar em declamação pela E.E. Gabriel Pozzi justamente no primeiro ano de realização do concurso, em 1994. Outros quesitos avaliados pelo júri são: figurinos, maquiagens, cenografia e torcida.

Ouro em declamação

A estudante Carolina Romano Guimaraes, da Escola Estadual Arlindo Silvestre, foi ouro pelo Ensino Fundamental em declamação. Emocionada ao subir ao palco para receber o prêmio, a jovem revelou que segurar a emoção em palco foi um desafio. “Sinto uma felicidade, uma alegria imensa. Nunca participei do Verso e Voz e já de início ter este prêmio… Foi uma alegria muito grande. Tive que segurar o sentimento e a minha emoção na hora da apresentação. Procurei fechar o olho para não perder a concentração e isso exigiu muito de mim”, afirmou a estudante que declamou “Compaixão” da poeta limeirense Edna Cleusa Malamann D’Addona.

A estudante Carolina Romano (centro) com Farid Zaine e a autora limeirense Edna C. M. D’Addona 

Pelo Ensino Médio a declamação campeã foi da aluna Gabriela Ferreira Siqueira de Souza, da Escola Estadual Dorivaldo Damm. A estudante apresentou “A Musa Estuprada” de Dora Incontri. Gabriela trouxe o bicampeonato para a escola, pois em 2017 o estudante Eric de Paula, pelo Ensino Médio e também pela E. E. Dorivaldo Damm, foi ouro em declamação. Ela ajudou na escolha do texto e declarou que se colocar no lugar das mulheres que sofrem abuso, tema central da poesia declamada, foi algo difícil. “Me sentir como uma delas, como uma das mulheres que sofrem, foi difícil. Este tema mexeu muito comigo além do artístico e me ajudou para entrar ainda mais na personagem e passar a mensagem”, disse Gabriela que está no terceiro ano.

Gabriela (à esq.): “Este tema mexeu muito comigo”

O secretário Farid Zaine, que na edição de 2017 declarou a todos que o Verso e Voz “é uma iniciativa que sobrevive ao tempo”, acredita que ele ainda se mantém devido a uma série de fatores, entre eles, a divulgação. “Os meios de comunicação, a transmissão ao vivo pela internet, entre outros fatores, ajudam a levar este projeto adiante para mais pessoas e todas olham a beleza que ele tem. As escolas procuram se aprimorar ano a ano. O tempo passa, mas ele só fortalece o Verso e Voz”, afirmou Farid.

O jornalista Ronald Gonçales, que atualmente integra a equipe de trabalho da Secretaria da Cultura, apresentou o Verso e Voz pela décima primeira vez e, ele ainda se surpreende com as apresentações. “Hoje inclusive estava pensando nisso. As escolas me surpreendem muito, pois a cada ano melhoram o desempenho como um todo. Em 2018 considero como um grande diferencial as torcidas mais soltas, com menos gritos de guerra e algo mais livre, com cor e alegria. Os temas trazidos nas poesias também é outro destaque e muitos dos estudantes participam ativamente da escolha. São temas políticos, da violência contra a mulher, entre outros”, declarou Gonçales.

Em 2018 a transmissão ao vivo dos dois dias foi realizada, assim como no ano passado, por meio da fan page oficial da Prefeitura no Facebook. Principal novidade neste ano, cada escola recebeu uma ajuda de custo de R$400,00 do Executivo para investir nas exibições.

 

Confira os ganhadores de cada modalidade:

Ensino Fundamental II (quinta-feira)

Figurino
Ouro – Gustavo Peccinini
Prata – Dorivaldo Damm
Bronze – Castello Branco

Cenário
Ouro – Castello Branco
Prata – Dorivaldo Damm
Bronze – Irmã Maria do Santo Inocêncio Lima

Maquiagem
Ouro – Prof. Arlindo Silvestre
Prata – Dorivaldo Damm
Bronze – Castello Branco

Performance
Ouro – Dorivaldo Damm
Prata – Castello Branco
Bronze – Irmã Maria Gertrudes

Trilha Sonora
Ouro – Dorivaldo Damm
Prata – Dom Tarcísio Ariovaldo do Amaral
Bronze – Irmã Maria Gertrudes

Torcida
Ouro – Irmã Maria Gertrudes
Prata – Prof. Arlindo Silvestre
Bronze – Castello Branco

Declamação
Ouro – Prof. Arlindo Silvestre
Prata – Dorivaldo Damm
Bronze – Gustavo Peccinini

Ensino Médio (Sexta-feira)

Figurino
Ouro – Castello Branco
Prata – Dorivaldo Damm
Bronze – Ely de Almeida Campos

Cenário
Ouro – Dorivaldo Damm
Prata – Castello Branco
Bronze – Ely de Almeida Campos

Maquiagem
Ouro – Dorivaldo Damm
Prata – Castello Branco
Bronze – Prof. Gabriel Pozzi

Performance
Ouro – Dorivaldo Damm
Prata – Castello Branco
Bronze – Brasil

Trilha Sonora
Ouro – Castello Branco
Prata – Brasil
Bronze – Ely de Almeida Campos

Torcida
Ouro – Prof. Gabriel Pozzi
Prata – Castello Branco
Bronze – Brasil

Declamação
Ouro – Dorivaldo Damm
Prata – Brasil
Bronze – Castello Branco

 

Veja algumas fotos: 

Todas as fotos no álbum oficial do CPP no Facebook > clique aqui <