Por:
07/06/2016

 

logo Verso e Voz 2016

 

Apresentações serão divididas em dois dias: ensino fundamental (ciclo II) será na quinta (09) e ensino médio finaliza o concurso na sexta (10). Ao todo são 16 escolas participantes

 

Começa nesta próxima quinta-feira (09), com término na sexta (10), ambos os dias no Teatro Vitória e com início às 13:30h, mais uma edição do Verso e Voz, concurso de declamações de poesias idealizado por Farid Zaine (vereador e vice-diretor do CPP-Limeira) e que faz parte das atividades culturais da cidade desde 1994. São responsáveis pela realização do projeto, além de Farid Zaine e sua equipe parlamentar, o CPP-Limeira, Diretoria de Ensino de Limeira, Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal da Cultura.

Os estudantes do ensino fundamental (ciclo II) declamam as poesias de autores limeirenses na quinta-feira, enquanto os alunos do ensino médio declamam textos de autores consagrados em língua portuguesa na etapa final que ocorrerá na sexta-feira. Uma equipe de jurados será a responsável por julgar os quesitos: declamação, performance, figurino, maquiagem, trilha sonora, cenografia e torcida. Medalhas de gratificação serão dadas aos vencedores. Uma novidade neste ano é que os jurados ficarão divididos em dois grupos: três irão ficar mais próximos ao palco e serão responsáveis por julgar os figurinos, maquiagens e cenografia. O outro trio de jurados vai avaliar declamação, performance, trilha sonora e torcida. Outra novidade é que a rigorosidade com relação ao tempo das apresentações será maior. As apresentações das torcidas não poderão exceder o tempo de 1 minuto e 4 minutos para declamação, caso o tempo seja ultrapassado a escola automaticamente será desclassificada. Nas edições anteriores essa infração era penalizada com descontos nos pontos.

Participam do Verso e Voz 2016: E.E. Antonio de Queiroz, E.E. Luigino Burigotto, E.E. José Marciliano da Costa Junior, E.E. Ely de Almeida Campos, E.E. Dom Tarcísio Ariovaldo Amaral, E.E. Ataliba Pires do Amaral, E.E. Paulo Chaves, E.E. Gustavo Piccinini, E.E. Maria Aparecida Soares de Lucca, E.E. Arlindo Silvestre, E.E. Perches Lordello, E.E. Castello Branco, E.E. Dorivaldo Damm, E.E. Leovegildo Chagas Santos, E.E. Brasil e E.E. Gabriel Pozzi.

 

Sobre o Verso e Voz

O Verso e Voz existe desde 1994 e procura ampliar o contexto de declamação de poesias, unindo e interagindo linguagens artísticas como a dança, música, teatro, entre outras artes visuais. “Eu atuava como coordenador do Centro de Informação e Criação, que era um projeto existente na Escola Padrão e criei o projeto para fazer circular os livros de poesia pela escola. Anteriormente eles ficavam nas estantes e eram pouco procurados. A partir da criação os alunos passaram a usar esses livros, o retiravam da biblioteca e ficavam meses envolvidos com a poesia, isso foi o que motivou o projeto e motiva até hoje”, afirmou Farid Zaine.

O empenho dos alunos e professores pode ser visto através dos figurinos, cenários, maquiagens, sincronização e criatividade das apresentações das torcidas e também dos ensaios, já que praticamente todas as escolas que participam iniciam o ano letivo realizando os preparativos necessários para que, no dia da grande exibição, tudo esteja pronto e resulte em um trabalho convincente para os jurados.

 

Premiações do CPP

Livros de vários gêneros como romance, ficção, literatura infantojuvenil, entre outros, farão parte das premiações do Verso e Voz e essas obras são oferecidas pelo CPP-Limeira que também vai contribuir com diversos outros brindes.   

 

Veja algumas fotos da edição 2015 do Verso e Voz: 

 

DSC_0166 DSC_0081 DSC_0077 DSC_0059 DSC_0031