Ciclo de 2015 da iniciativa se encerrou. Reuniões primaram pelo aperfeiçoamento pedagógico e ofereceu suporte aos docentes
O CPP-Limeira organizou nesta sexta-feira (13), a quarta e última Reunião de Professores Representantes de 2015, realizada no salão social da sede de campo da entidade. A ação foi dividida em duas etapas, uma pela manhã e a outra à tarde. Cerca de 40 professores compareceram, tanto da rede estadual como também da municipal. Os encontros tiveram intuito formador, aprimorador e também reflexivo aos professores. As quatro reuniões obtiveram autorização por parte da Prefeitura e do Governo Do Estado, uma vez que os docentes foram autorizados a participar após publicações oficiais tanto no Jornal Oficial do Município como também no Diário Oficial do Estado.
O conteúdo da atividade foi elaborado pelos professores que formam o Departamento Pedagógico, são eles: Antonio Cardoso de Sena, Adriana Pina Urbani e Ana Terezinha Carneiro Naleto. Ao longo de 2015 o principal tema que norteou os encontros foi a “Identidade Profissional do Professor”.
No início os docentes tiveram acesso a informes gerais da entidade comunicados pelo Departamento de Comunicação, em seguida o Prof. Antonio Sena abriu em definitivo o ciclo de explanações da manhã abordando o contexto histórico da profissão. Boa parte do que Sena apresentou foi uma comparação entre as leis 5692/71 e a 9394/96, ambas leis federais, no entanto a 5692 foi revogada, passando a entrar em vigor então a 9394 a partir do ano de 1996 e que regulamenta a Educação no país até os dias atuais.
Ainda pela manhã a professora Ana Terezinha Carneiro Naleto tirou rapidamente algumas dúvidas sobre a reorganização escolar do Estado e a questão da carga suplementar aos professores municipais. Após isso ela explanou mais profundamente sobre os Planos Nacional, Estadual e Municipal de Educação e o sobre o papel do educador. “O professor sempre deve buscar conhecimento e se inteirar. E como ele consegue isso? Estudando. O professor é um ser que estuda”, afirmou Ana Terezinha Carneiro Naleto.
Ao final foi apresentado um trecho do filme “Mãos Talentosas – A História de Benjamin Carson”, produção cinematográfica norte-americana baseada em fatos reais e que relata a vida de Benjamin Carson, que se tornou um dos maiores neurocirurgiões da história da medicina contemporânea ao liderar o procedimento cirúrgico que separou dois gêmeos siameses unificados pelo crânio, fato inédito até então, realizado em 1987. Carson sofreu na infância devido a dificuldades financeiras e problemas de aprendizagem escolar, no entanto teve em casa estímulo e atenção dados por sua mãe, com isso passou então e evoluir nas notas e tal motivação gerou em Carson uma sequência eficaz de estudos, culminando com a formação universitária no curso de Medicina com especialização em neurocirurgia. Dentre as muitas reflexões que o filme desperta, uma delas, e que inclusive gerou comentários dos professores, é o fato de que muitas vezes um estímulo pode determinar o sucesso de um aluno, melhor ainda quando esse estímulo começa em casa, oferecido pelos pais.
À tarde Adriana Pina abordou mais profundamente a questão sobre a identidade profissional e propôs aspectos cujo conteúdo reforçam e visam contribuir à formação do professor. Adriana Pina destacou intensamente o caráter das mudanças ao nosso redor. A escola e o professor não estão fora deste contexto, segundo Pina. As mais diversas mudanças e inovações que atingiram e atingem a escola e os processos de ensino e aprendizagem de modo geral, têm exigido mais dos docentes. “Evoluções aconteceram. Nós conseguimos acompanhar todas elas? No nosso ambiente de trabalho e em nossa atuação nós estamos acompanhando essas mudanças?”, foi uma das provocações lançadas pela docente durante a atividade.
Encerrando o ciclo de palestras do dia novamente Ana Terezinha Carneiro Naleto tem a palavra, desta vez com a formação de nome: “Profissão ‘Professor’ e o papel das Entidades Representativas de Classe”.
Ao final houve a entrega ao Pedagógico do CPP das avaliações sobre a atividade feitas pelos professores representantes. Ainda o Pedagógico do CPP agraciou aos educadores presentes com uma mensagem de final de ano.
Em 2016 novas reuniões com representantes escolares serão realizadas pelo CPP-Limeira.
Confira algumas fotos da atividade: