Entidade se coloca à disposição para posteriores revisões caso sejam necessárias. Votação não foi polêmica e nenhum parlamentar apresentou emenda
Os vereadores da Câmara Municipal de Limeira aprovaram, em Sessão Ordinária realizada na noite desta segunda (24), o Plano Municipal de Educação (PME). O Plano teve como ponto de partida o Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado pela presidente Dilma Rousseff em junho de 2014. O PNE é uma lei e, dentre uma série de itens, estabelece que os municípios devem elaborar seus planos garantindo participação da população, educadores, profissionais ligados à educação, entre outros, estando apto a ouvir sugestões e se colocando à disposição para dúvidas e questionamentos.
O Plano, antes de tramitar no Legislativo e ser levado para votação, foi levado a conhecimento público por meio da Conferência Pública Municipal de Educação, organizada pela Secretaria Municipal de Educação e realizada nos últimos dias 16 e 20 de julho.
A assessora pedagógica do CPP-Limeira, Adriana Pina (escolas municipais) acompanhou as conferências realizadas em julho e a sessão da Câmara que determinou a aprovação do documento. “A votação foi tranquila. A participação do cidadão foi importante e foi o que deu transparência ao processo democrático desde a organização, planejamento e posterior finalização do Plano”, afirmou.
O plano e todo o seu conteúdo está contemplando as necessidades do município e será revisado a cada dois anos. O CPP-Limeira vai realizar junto aos professores estudos para poder contribuir com posteriores alterações caso exista necessidade, visando sempre a qualidade do ensino e da educação.
Nos próximos dias o Plano deve vigorar após sanção realizada pelo prefeito municipal.