Por:
30/04/2021

A Sede Central do CPP (Centro do Professorado Paulista) completa nesta sexta-feira, 30 de abril de 2021, 91 anos de existência. É a entidade de classe mais longeva do Brasil. Organização de extensa trajetória, força e representatividade dos professores na sociedade e diante das esferas de poder.

Mesmo em meio à pandemia, o CPP segue firme com o objetivo de defender os interesses e direitos dos professores como, por exemplo, se posicionando contrário aos desmandos do governo Doria e às aulas presenciais obtendo, inclusive, vitória na Justiça contra esta insensibilidade do Executivo que dirige o Estado.

Atualmente a entidade conta com 88 sedes regionais que atuam em todas as regiões do Estado de São Paulo, além das quatro subsedes na capital. Todo este conglomerado auxilia a Sede Central nas demandas de trabalho. Todo este corpo de trabalho é uma enorme máquina pronta para atender bem os mais de 120 mil sócios distribuídos por todo o Estado. Destaque também para as 10 colônias de férias disponíveis ao lazer dos filiados.

Fundação

Os senhores Amadeu Mendes e Cymbelino Ramos de Freitas tiveram papel fundamental no processo de articulação com o objetivo de fundar a entidade. Amadeu Mendes foi o presidente que liderou a primeira reunião que planejou a fundação de uma entidade que unisse os professores. Já Cymbelino Ramos de Freitas ficou responsável pela constituição deste novo grupo.

Em 19 de março de 1930 ficou estabelecido o nome da entidade e estabeleceu-se também uma comissão para redigir os estatutos. Os textos foram aprovados no dia 30 de abril daquele ano e a primeira diretoria foi eleita após uma assembléia geral… NASCIA O CENTRO DO PROFESSORADO PAULISTA!

O CPP-Limeira, de direção da Professora Doracy Alves da Costa Arcaro, é parte desta trajetória e parabeniza a Sede Central por esta conquista.

_________________________