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14/03/2016

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Atividade primou pelo aperfeiçoamento dos docentes, informes, além de esclarecimentos de dúvidas dos professores


A primeira reunião de professores representantes organizada pelo CPP-Limeira foi realizada nesta última sexta (11) e dividida em duas etapas, uma pela manhã e outra à tarde. Professores das redes municipal e estadual, cerca de 65 ao todo, representaram suas respectivas unidades escolares. A abertura ficou por conta de Dora Arcaro, diretora do CPP-Limeira, que apresentou as quatro professoras que formam o Departamento Pedagógico da entidade e cumprimentou os representantes nesta primeira reunião do ano. “Gostaria que vocês transmitissem para as suas escolas e aos colegas que não estão aqui, tudo o que foi aprendido e visto. Caso tenham alguma sugestão, façam por escrito, o CPP está à disposição de vocês, profissionais da educação”, afirmou Dora Arcaro, que logo em seguida passou a palavra ao Departamento Pedagógico, composto pelas professoras: Adriana Pina (escolas municipais), Elaine Soleder (escolas particulares), Rosana Andrade (escolas estaduais) e Keila Alcantu (escolas estaduais e Dep. Jurídico e Cadastro) que deram prosseguimento às atividades.

De início foi proposta uma dinâmica com balões, pelos quais alguns continham uma palavra dentro, foi pedido que cada participante brincasse com os balões sem deixarem cair no chão, isso ao som de uma música. Após cada um deveria pegar um balão aleatório, estourá-lo e ficar com a tira de papel, para, em seguida, colocá-la, em um quadro no qual estavam expostos em letras maiores as quatro palavras que formam os pilares da educação: conviver, conhecer, ser e fazer. Cabia ao professor discernir, com a sua palavra em mãos, em qual dos pilares o vocábulo melhor se encaixava. Houve docente que colocou “apoio” em sintonia com o pilar “fazer” e o vocábulo “paciência” na linha do pilar “ser”, entre outros exemplos. Tal atividade teve como principal fundamento discutir o papel do educador neste contexto, assim como também exemplificar estes quatro pilares, que têm origem no livro “Um Tesouro A Descobrir”, de Jacques Delors, que também foi um relatório que fez parte da Comissão Internacional Sobre Educação para o Século XXI, organizada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Logo após a professora Adriana Pina abordou uma retrospectiva dos assuntos discutidos nas quatro reuniões de 2015, que tiveram como principal foco a identidade do profissional da Educação, resiliência, contextos históricos da profissão, leis, entre outros.

Elaine Soleder falou sobre a função social da escola perante o aluno, na qual tem caráter importante no desenvolvimento de potencialidades, tais como: físicas, cognitivas, entre outras.

Keila Alcantu explanou sobre a Escola de Tempo Integral na qual, em seu conjunto de fatores, visam reorganizar o tempo, espaço e conteúdo para trabalhar de forma total o desenvolvimento dos alunos.

À tarde Taciana Alvares articulou sobre o trabalho desenvolvido na Biblioteca da Secretaria Municipal da Educação, anexa ao prédio da mesma, que fica no Parque da Cidade. Taciana destacou a importância das escolas disponibilizarem bibliotecas e salas de leitura aos estudantes, com um ambiente propício, organizado e agradável, fato que contribui para despertar o hábito da leitura.

Rosana Andrade falou sobre o tema que estará presente em todas as reuniões de 2016 e proposto pela Sede Central do CPP: “A Leitura Se Ensina ou Se Contagia?”. A professora procurou expor o valor e a importância da leitura para a formação do leitor e sua cidadania no processo de reconstrução dos sentidos do texto. A leitura como prática social nos diferentes espaços e as suas diferentes finalidades.

Ao final Sandra Mara Beck, integrante da diretoria e responsável pelo Setor de Administração do CPP-Limeira, expôs aspectos do Estatuto do Magistério Público Municipal e também do Estatuto do Centro do Professorado Paulista (CPP), com o objetivo de tornar claro e transparente assuntos ligados à entidade, além de se colocar à disposição para dúvidas e esclarecimentos. O vice-diretor do CPP, Farid Zaine, também compareceu ao encontro, só que pela manhã, e igualmente se colocou à disposição dos docentes.

Todas as regionais da entidade, após as reuniões, enviam relatórios à Sede Central que se encarrega de sintetizar boa parte do que foi exposto e apresentado, em especial, aos questionamentos e apontamentos dos professores e faz boletins em que reúne todas as informações e consensos, para que as informações sejam compartilhadas entre os profissionais da educação de todo o estado. Os boletins serão divulgados em breve pela entidade e o conteúdo poderá ser acessado por meio do site do CPP-Limeira: www.cpplimeira.com.br. Outros três encontros irão acontecer neste ano, as datas, assim que forem confirmadas, serão comunicadas por meio do site da Regional e nas redes sociais.  

 

Confira algumas fotos da reunião: 

 

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