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29/05/2017

 

 

 

 

Docentes acompanharam ao vivo, por meio de transmissão online, a palestra do Prof.º Dr. César Callegari ministrada na Sede Central do CPP (SP). Callegari falou sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e citou a importância das escolas seguirem um único documento; encontro ainda passou informes aos docentes e falou sobre os desafios do professor contemporâneo em palestra realizada pela psicóloga educacional Juliana Sinzato  

Aconteceu no salão do clube do CPP-Limeira nesta última sexta-feira (26) a primeira reunião de professores representantes de escola em 2017. O aprimoramento pedagógico dos professores, por meio de palestras e atividades de formação, mais uma vez foi possível por meio da atividade coordenada pelo Dep. Pedagógico que é formado pelas professoras: Adriana Pina (Município), Elaine Soleder (Particular) e Keila Alcantu (Estado).

Informes de interesse dos docentes da Rede Municipal foram transmitidos por Elaine Soleder, entre eles destaque para o concurso público (edital n° 02/2017) com cargos para: monitor/professor de Educação Física, professor especialista em Educação Infantil e Artes. As inscrições terminam nesta quarta-feira (31).

Informes estado

As informações de interesse dos professores do Estado foram trazidas por Keila Alcantu que traçou um breve relato das principais publicações do Diário Oficial do Estado (D.O.E.) relacionadas ao cotidiano docente em 2017. Entre uma série de temas, foi informado aos professores: Lei nº 16.391/2017 que a altera a Lei nº 14.653/2011 que trata sobre o regime de previdência complementar no estado de São Paulo e ainda propõe alterações na Previdência Complementar do Estado; Resolução S.E. (Secretaria da Educação) nº18, que estabelece normas e critérios à readaptação de servidores da Secretaria da Educação; Resolução de nº 19 da S.E. que dispõe sobre a ocupação dos cargos de comando das Diretorias de Ensino e a Resolução S.E. nº 24 que institui a Comissão Paritária no âmbito da Secretaria da Educação com a finalidade de propor políticas públicas voltadas ao bom desempenho profissional e à qualidade dos serviços educacionais. Keila também trouxe aos representantes informações sobre o reajuste salarial dos docentes PEB I (10%) e PEB I, faixa I, nível II (5%), além de citar o reajuste feito pelo Governo Federal sobre o piso nacional dos professores, acréscimo de 7,64%.

Concurso para diretor de escola

Sobre o aguardado concurso de diretor de escola para a rede estadual, o edital ainda não foi publicado. O Diário Oficial, no último dia 11 de maio, publicou a autorização do governo para o provimento de 1878 cargos. A Sede Central do CPP, em convênio com o Ceduc Educacional, oferece um material de estudo que vai ao encontro do que foi publicado na Resolução S.E. nº 56/16, que tratou sobre o concurso. Solicitações devem ser feitas por e-mail: ceduc.concursos@uol.com.br ou pelos telefones: (11) 4032-4033, (11) 943-624-378 (Vivo) e (11) 957-879-080 (Tim).

Keila ainda informou sobre a PEC (Projeto de Emenda Constitucional) 287/2016 que visa aplicar alterações na Previdência. Mais informações sobre publicações do Diário Oficial do Estado no site da Sede Central do CPP por meio do link: www.cpp.org.br (clicar no menu “Procuradoria”).  

BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e reforma do Ensino Médio

Por meio de uma transmissão online os docentes acompanharam, ao vivo, a palestra de César Callegari diretamente da Sede Central do CPP. Callegari é diretor da Faculdade Sesi de Educação, membro Conselho Nacional Educação (CNE) e presidente da Comissão que estuda a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a reforma do Ensino Médio.  Logo no início Calegari destacou o trabalho que o Conselho Nacional da Educação vem fazendo em cima da BNCC, que é um documento que tem como foco nortear os conteúdos ensinados nas escolas de todo o país, englobando todas as fases da educação de base, passando pelo Fundamental e concluindo-se no Ensino Médio. “Em matéria de currículo, aqui no Brasil, o ‘carro anda um pouco na frente dos bois’, porque quem está definindo a organização curricular são os exames nacionais em larga escala, como é o caso da Prova Brasil, o próprio Enem, entre outros. Aqui em São Paulo temos o caso da Saresp. Todas estas provas deveriam ser baseadas em uma proposta, mas são elas que acabam baseando o próprio currículo”, declarou. Callegari citou que o trabalho em cima do que trata a Educação Infantil e Fundamental já começou. “No Conselho Nacional nós estamos fazendo um trabalho de grande intensidade. A BNCC trata da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, a proposta com relação ao Ensino Médio só deve chegar para nós no final deste ano e provavelmente vamos dar atenção para ela no ano que vem”, informou.   

Entre uma série de melhorias que a BNCC vai implementar, Calegari citou que a formação dos professores será uma das questões mais beneficiadas. 

Ao final da explanação o professor divulgou que no próximo dia 11 de setembro, em Brasília (D.F.), haverá a 5ª audiência pública da BNCC. “Será uma boa oportunidade para a gente escrever a história direito, a partir da educação, enfrentar estas mazelas e caminhar para uma educação de qualidade para todos no Brasil”, finalizou o educador.   

Desafios do professor contemporâneo

Convidada pelo Dep. Pedagógico do CPP, a psicóloga educacional Juliana Sinzato trouxe à reunião um conteúdo contextualizador a respeito da responsabilidade docente e do papel do professor frente aos inúmeros desafios que a profissão apresenta. Juliana é a principal responsável pelo projeto Teachers of the World (Professores do Mundo, em português). No trabalho a psicóloga, acompanhada do namorado Vinicius Matsuei, se dispôs a conhecer sistemas de ensino em outros países, assim como também a atuação dos professores e o que eles têm a dizer, como consequência o projeto trouxe à psicóloga reflexões sobre a educação brasileira. Foram mais de 30 países visitados e a iniciativa caminha para se transformar também em documentário, o teaser pode ser visto por meio do site oficial do projeto que ainda traz mais informações: www.teachersoftheworld.net.

Sobre a escola contemporânea, Juliana citou os principais desafios que têm dominado a temática, que são eles: professor x aluno x aprendizagem; comunidade x sociedade e serviço x instituição. “Os professores fazem um trabalho que quem recebe o serviço, pouco ou nada se interessa por ele, no entanto o professor deve saber sempre que o aluno não é um ‘cliente’ e que desempenha um papel importantíssimo na formação deste estudante”, ponderou a psicóloga. Ainda a profissional citou que a escola precisa assumir o seu caráter de sociedade. “Estamos vivendo uma crise de identidade, ninguém mais sabe o seu lugar na sociedade. A escola precisa servir a toda a sociedade e assumir de vez este caráter”, afirmou.

Bingo

No período da tarde um momento descontraído foi proposto pela equipe pedagógica do CPP na atividade, os professores participaram de um bingo em que foram sorteados prêmios simbólicos e, junto com o prêmio, havia também uma reflexão na qual o professor contemplado deveria opinar sobre a questão apresentada, duas destas perguntas foram: “Descreva com cinco palavras o termo ‘Representatividade’” e “Você existe de verdade? Por exemplo: você se vê nos lugares, na televisão, no cinema, nas revistas ou nos livros?”.

O bingo teve como objetivo, além do aspecto recreativo, o de propor estas reflexões de modo a levar os professores a pensarem sobre as questões apresentadas. 

A reunião ainda contou com a participação de Isabel Mattos e Janaína Souza, ambas do Conselho Municipal da Educação (CME). Elas brevemente falaram sobre a Cocem 2017 (Conferência Conjunta de Educação Municipal) e Conae (Conferência Nacional de Educação) de 2018.

 

Confira as fotos da atividade: 

 

 

 

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Adriana Pina, Juliana Sinzato e Elaine Soleder.

 

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Isabel Mattos, do Conselho Municipal da Educação.

 

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Janaína Souza, do Conselho Municipal da Educação.

 

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Professora Keila Alcantu trouxe informações importantes publicadas no Diário Oficial, além de discorrer também sobre a reforma da Previdência, entre outros temas.

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