Por:
18/12/2015

logo retro - para miniatura

 

 

O ano de 2015 rendeu excelentes resultados ao CPP-Limeira. Muito trabalho, dedicação e empenho de todos os envolvidos com a entidade, renderam um ano de muitas conquistas e realizações. A VI Limeira Patchwork e o concurso Limeira Em Patchwork 2015, reuniões com representantes escolares, diversas viagens e passeios organizados pelo Dep. de Turismo da entidade, jantar de 32 anos, prêmio Professor do Ano, participações e acompanhamentos de assuntos ligados à educação da cidade, iniciativas culturais e recreativas como a Zumba, curso de dança de salão para casais, Canta Limeira, Verso e Voz, oficina de teatro, a oficialização da concessão de uma área, por parte da Prefeitura para a implantação do projeto da Casa do Professor, entre outros fatos, foram os principais destaques do ano.

 
Confira abaixo um balanço detalhado das atividades realizadas pelo CPP-Limeira em 2015 e também o vídeo:

 

Janeiro
Logo no início do ano as meninas da Zumba voltaram às atividades, as aulas, todas as quintas e sextas no clube de campo, possibilitam, tanto para sócios como também não sócios, a oportunidade de realizarem atividades físicas incorporadas em um contexto mais amplo e dinâmico, como é a Zumba. A professora Ci Luzzi é a principal responsável por este projeto no CPP-Limeira.
Ainda em janeiro houve também a entrega dos calendários de 2015 com as obras que concorreram ao primeiro concurso Limeira Em Patchwork, cujo tema foi “Resgate Histórico” e as obras retrataram prédios e monumentos históricos de Limeira.

 

Fevereiro
Em fevereiro começaram as inscrições para a Oficina de Teatro do CPP-Limeira, liderada por Farid Zaine que é o vice-diretor da Regional. Tal iniciativa faz parte dos objetivos culturais da entidade.
Também em fevereiro o CPP, para adequações internas e melhorar o atendimento, transferiu os trabalhos da sede administrativa para a rua Boa Morte, nº 1133, no Centro.

 

Março
O Departamento de Turismo iniciou o ciclo de viagens e passeios com a excursão a São Paulo na qual os participantes tiveram a oportunidade de assistirem à peça “Elza e Fred” no Teatro Renaissance. Houve também ensaios para a peça “Paixão de Cristo – Em Verso e Voz”.
No dia 13 tarefa dupla em São Paulo: reunião do Conselho Superior do CPP (a primeira do ano) e também início das divulgações para a VI Limeira Patchwork na Patchwork Design, realizada no Shopping Frei Caneca.
O primeiro encontro de representantes de escolas, no qual assuntos de interesse das escolas e dos professores foram discutidos, além de atividades de formação, foram ministradas.

 

Abril
No primeiro final de semana a encenação da peça “A Paixão de Cristo – Em Verso e Voz”, atraiu centenas de pessoas na pista de skate do Jd. Caieira. O espetáculo contou com a direção de José Farid Zaine, vice-diretor do CPP. A peça teve ainda a participação de atores cedidos pela Oficina do CPP.
Também teve o tão aguardado dia de ir até São Paulo para acompanhar o espetáculo “Mudança de Hábito”, excursão organizada pelo Departamento de Turismo da regional. Também em São Paulo, só que no dia 15/4, membros da Regional foram visitar, juntamente com a diretora Dora Arcaro, o Brazil Patchwork Show, mais voltado à arte do Patchwork, e o Brazil Scrapbooking Show, mais específico para decoração com artesanato. A visita serviu para contatos e divulgações para a VI Limeira Patchwork.
As atividades culturais e recreativas prosseguiram. A aula de Zumba do dia 23 foi temática, as alunas deveriam ir à caráter, com trajes típicos dos anos 60, as danças realizadas foram as daquela época, ao som de ritmos contagiantes que tanto empolgaram os bailes e os jovens dessa geração.
Outra grande novidade proporcionada, tanto a sócios como também para não sócios, foi o início do curso de dança de salão para casais.
Ainda em abril a entidade colaborou com uma atividade realizada pela Agência Trade, de São Paulo, que visou selecionar figurantes para a novela da Record, “Escrava Mãe”, iniciativa essa que contou com total apoio e ajuda do CPP que cedeu o espaço do clube de campo para a agência. A novela, segundo informações do período, iria estrear no segundo semestre de 2015, no entanto a data e outros planos para a produção foram alterados pela Record. Houve ainda a abertura das inscrições para o concurso Limeira Em Patchwork com o tema “A Primavera de Limeira”.

 

Maio
Logo na primeira quarta-feira do mês houve o almoço especial em comemoração ao Dia das Mães, promovido pelo grupo “Convívio e Participação Permanente da Terceira Idade”.
No dia 7, também no clube, o CPP-Limeira reuniu pessoas importantes que colaboraram para o início da entidade no município, em agosto de 1982. O momento serviu para que antigas colegas se reencontrassem após tantos anos e compartilhassem uma agradável tarde juntas. O evento também marcou a posse da diretoria eleita para o biênio 2015-2016 e apresentou o quadro atual de funcionários da sede administrativa.
Seguindo o compromisso de trabalhar pela educação e o seu aperfeiçoamento, os membros do Dep. Pedagógico foram acompanhar o fórum “Diretrizes Curriculares para os Cursos de Formação de Professores”, promovido pela Faculdade de Educação da Unicamp. Além disso os professores que formam o setor foram conferir, no dia 20, as novidades, tendências e informações sobre educação no evento Bett Brasil Educar. Por fim o setor também participou da VIII COCEM (Conferência Conjunta de Educação Municipal), realizada em 29 de maio.
A viagem promovida pelo Departamento de Turismo ao Rio de Janeiro também marcou o mês de maio de 2015 do CPP-Limeira. “Foi uma viagem recreativa, mas também cultural. Uma oportunidade de muito valor, na qual tivemos acesso a coisas importantes do nosso país, em especial do Rio de Janeiro. Experiência inesquecível”, afirmou Dora Arcaro, diretora do CPP-Limeira.

 

Junho
No dia 10 de junho membros da Regional e a diretora Dora Arcaro foram a São Paulo para uma reunião com o presidente do CPP, José Maria Cancelliero. No encontro, realizado na Sede Central do CPP, foram apresentados os diversos trabalhos realizados pelo CPP-Limeira.
Na tarde do dia 12 de junho a diretora Dora Arcaro juntamente com membros do Dep. Pedagógico foram a Iracemápolis tratar de projetos voltados aos docentes do município, com a secretaria da Educação da cidade, Denise Calice Martin. O encontro ocorreu na Coordenadoria Municipal de Educação “Professora Henriqueta Heubel Ducatti”.
O CPP-Limeira, representado pela diretora-administrativa Sandra Mara Beck, também está participando da revisão do Estatuto do Magistério Público Municipal. No dia 17 a comissão se reuniu para mais uma reunião com o objetivo de estudar o assunto e levantar sugestões, entre outros pontos.
A Reunião de Representantes de Escola, seguindo o cronograma estabelecido pela Sede Central, ocorreu no dia 19, no clube de campo e contou com a participação de aproximadamente 60 professores. A viagem a Campos do Jordão foi outro destaque do mês. O grupo de turistas deixou Limeira rumo à “Suíça Brasileira” no dia 23.
E no dia 25 novamente funcionários do CPP-Limeira e a diretora Dora Arcaro foram até a Sede Central do CPP, desta vez para uma reunião sobre diretrizes de trabalho e aperfeiçoamento dos profissionais, fatores importantes para o bom trabalho da entidade e dos resultados.

 

Julho
O caráter social e recreativo, que também faz parte dos planos da entidade, não deixou de ser colocado em prática no período. Logo na primeira semana do mês, duas festas julinas, realizadas por grupos apoiados pelo CPP, movimentaram a sede de campo. No dia 1/7 o grupo “Convívio e Participação Permanente da Terceira Idade” fez um arraiá todo animado, além de brincadeiras, tudo para aproveitar o dia festivo. Na mesma semana, no dia 4/7, foram as meninas da Zumba, lideradas pela professora Ci Luzzi, que festejaram em alegre e divertido clima julino.
Como parte dos trabalhos voltados à VI Limeira Patchwork, membros do CPP-Limeira foram até São Paulo conferir a Mega Artesanal – evento que reuniu expositores, produtos e serviços ligados ao artesanato em geral, entre os dias 30 de junho e 05 de julho – um dos objetivos foi o de intensificar ainda mais a divulgação da feira de Limeira, milhares de panfletos foram distribuídos além de outros contatos, que também foram realizados.
No dia 16 os funcionários do CPP-Limeira realizaram durante todo o dia um treinamento para a formação da brigada de incêndio da entidade, tal como exige um Decreto do governo estadual sancionado em 2011.
A Conferência Municipal de Educação, realizada em duas etapas, nos dias 16 e 20 de julho, foi assunto que movimentou a educação da cidade no mês de julho. O evento tratou de expor as 20 metas elaboradas para o Plano Municipal de Educação para análise, discussão e votação de professores, educadores, delegados de ensino, sindicatos e entidades, entre outros profissionais ligados à educação. Membros do CPP-Limeira estiveram presente na Conferência.

 

Agosto
No dia 5 a entidade esteve representada no 19º Encontro Estadual dos Conselhos Municipais da Educação realizado pela UNCME (União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação). A iniciativa discutiu planos e diretrizes de trabalho a serem adotadas e aplicadas pelos conselhos nas ações referentes com a educação nos municípios.
No dia 6 de agosto os alunos da primeira turma de 2015 do curso de dança de salão para casais comemoraram o término das aulas e a formação da turma com um pequeno baile e uma animada confraternização. Inscrições para uma nova turma se iniciaram logo na semana seguinte.
Um passeio gastronômico em São Paulo foi realizado no dia 11. Os participantes conheceram o Eataly São Paulo e houve também uma ida ao Shopping J.K., igualmente em São Paulo.
No dia 20, sócios, entre outros, embarcaram rumo a Belo Horizonte. Na viagem, organizada e promovida pelo CPP-Limeira por meio do Dep. de Turismo, as cidades históricas de Minas Gerais também foram visitadas.
Este mês de agosto ainda marcou mais um aniversário do CPP-Limeira. Já são 32 anos de atividades no município.
Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Limeira do dia 25, os vereadores aprovaram, por unanimidade, o Plano municipal de Educação (PME). O CPP acompanhou de perto todos os acontecimentos relacionados ao plano e as aprovações das metas.
Nos dias 26 e 27 o Verso e Voz movimentou dezenas de escolas de Limeira. O concurso de declamação de poesias realizado pelo CPP-Limeira em total parceria com o gabinete parlamentar de José Farid Zaine, que além de idealizador do projeto é também vice-diretor do CPP-Limeira, privilegiou a boa poesia, despertou o interesse dos estudantes pelo assunto e transformou o Teatro Vitoria em um belo palco de apresentações poéticas.
E encerrando com chave de ouro o mês: jantar especial em celebração aos 32 anos do CPP-Limeira. Cerca de 200 pessoas compareceram ao evento realizado na noite de 29 de agosto no salão social da sede de campo. Membros da diretoria, funcionários, convidados especiais, entre outros, além da diretora Dora Arcaro e José Farid Zaine (vice), estiveram presentes. Ao som de grandes sucessos cantados por Tony Angeli e um delicioso menu com pratos italianos a entidade celebrou, em grande estilo, seu 32º aniversário.

 

Setembro
O Dep. de Turismo da entidade (turismo@cpplimeira.com.br) iniciou as inscrições, que duraram por todo o mês, para o sorteio referente às colônias de férias a serem usufruídas durante a temporada de verão.
No dia 04 houve o início do Canta Limeira, concurso de música popular brasileira, organizado pela Prefeitura em parceria com o CPP-Limeira. Dividido em três dias o evento se encerrou no domingo (06), data da grande final. O vencedor foi Thiago K, de Batatais (SP).
A terceira Reunião de Professores Representantes de 2015 ocorreu no dia 11. No dia 18, conselheiros da Regional e a diretora Dora Arcaro foram à Sede Central do CPP para mais uma reunião do Conselho Superior da entidade.
E nos dias 24, 25 e 26 de setembro, no Centro Municipal de Eventos de Limeira, a VI Limeira Patchwork coroou o trabalho que praticamente começou lá em janeiro.
Na véspera da abertura do evento, dia 23/9 (quarta), houve na redoma do Centro de Eventos a cerimônia oficial de lançamento do circuito Belezas de Nossa Terra, que integrou o programa Roda SP, do governo estadual. Estiveram presentes o secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena, o prefeito municipal, Paulo Hadich, o prefeito de Iracemápolis, Valmir Gonçalves de Almeida, entre outras autoridades e representantes. Dora Arcaro, Farid Zaine e Sandra Mara Beck, representando o CPP-Limeira, também acompanharam o lançamento do circuito que contou com visitas à Limeira Patchwork também. Ao final o secretário Roberto de Lucena, acompanhado de Dora Arcaro, circulou pelo pavilhão do Centro de Eventos e presenciou os bastidores e o início da montagem de alguns stands.
E finalmente chegou o dia 24 de setembro. Mais de 150 stands e aproximadamente 200 expositores ajudaram a proporcionar um evento grandioso, com muitas novidades e variedades a todos os interessados pela arte e técnica do patchwork. Por mais um ano a feira foi sucesso de público. Outras ações permearam o evento, como por exemplo a exposição dos trabalhos participantes do concurso Limeira Em Patchwork – 2015 e ainda: ação ligada à conscientização contra o câncer de mama antecipando o Outubro Rosa, atividades e cursos de formação para aprendizagem da técnica do patchwork, entre outras coisas.
No dia 29 membros da entidade novamente foram a São Paulo, na Sede Central do CPP, desta vez para a Reunião de Professores Aposentados.

 

Outubro
Logo no início do mês a entidade promoveu a campanha Outubro Rosa internamente entre as funcionárias da sede administrativa, publicações sobre a causa também foram postadas em nossas redes sociais. No dia 05 a diretora Dora Arcaro, acompanhada de integrantes do grupo de patchwork Art’ Mãos Amigas e também de alguns funcionários da entidade, foram à Alicc (Associação Limeirense de Combate ao Câncer) para doar corações artesanais. Durante a VI Limeira Patchwork uma iniciativa da ABPQ (Associação Brasileira de Patchwork e Quilt) em conjunto com o CPP-Limeira, fez com que esses corações artesanais, feitos com material 100% em algodão e confeccionados no stand da ABPQ durante o evento, fossem doados ao CPP que em outubro os repassaria à ALICC e assim foi feito.
No dia 06 ocorreu a cerimônia de premiação do Prêmio Professor do Ano – 2015, em evento realizado na Câmara Municipal. Três professores, um da rede particular, outro do estado e outro do município, nomeados ao título, receberam a homenagem, assim como também foram entregues os certificados de honra ao mérito e congratulações a todos os 23 docentes indicados pelas escolas. O prêmio foi organizado pelo CPP-Limeira por meio do Dep. Pedagógico da entidade. Cerca de 200 pessoas acompanharam. Eliane Alleoni Schiavon, que ganhou na categoria Estado, também foi escolhida pela Sede Central do CPP como a docente do ano em todo o estado de São Paulo, no concurso de mesmo nome só que com abrangência estadual. Ela foi a São Paulo, na Sede Central do CPP, receber de forma oficial o título no dia 23. Eliana entrou na disputa, que tem abrangência estadual, com professores de diversas partes do estado.
Ainda no dia 06, só que pela manhã, foi realizado pelo Dep. de Turismo o sorteio das colônias de férias para a temporada de verão (natal, réveillon, janeiro e carnaval).
Por todo o mês de outubro também houve o Outubro Colorido no CPP, oportunidade em que a entidade abriu as portas de seu clube de campo para alunos de escolas públicas da cidade.
Durante o período a entidade também acompanhou as discussões e desdobramentos a respeito da reorganização das escolas do estado e sobre a questão da carga suplementar dos professores do município.
Outubro ainda reservaria um momento de muita emoção, principalmente aos que acompanham a trajetória do CPP a um certo tempo. Na cerimônia do Prêmio Professor do Ano ocorreu a assinatura do prefeito Paulo Hadich para o decreto nº 298 do Poder Executivo que torna oficial a concessão de um terreno bem próximo ao local em que hoje funciona a sede de campo do CPP-Limeira. No espaço será construído o novo estacionamento da sede de campo, o antigo dará lugar a uma nova iniciativa do CPP que em breve irá começar a sair do papel: a Casa do Professor. Apesar da iniciativa ser nova pois só de fato começa a ser concretizada agora, o sonho e o projeto para isso já vêm de muito tempo. No dia 08/10 o Decreto foi publicado no Jornal Oficial do Município (J.O.M.).

 

Novembro
Logo na primeira semana do mês uma palestra com Nanette Blitz Konig, sobrevivente do Holocausto, movimentou a sede de campo. Estudantes, professores, associados e público em geral tiveram contato e a oportunidade de acompanharem a palestra da holandesa de 86 anos e que desde a década de 50 vive no Brasil. Nanette é uma personagem viva da História. Passou pelo drama de perder os pais e o irmão durante o Holocausto.
Na tarde de 4 de novembro o CPP-Limeira organizou, por meio de membros da diretoria, entre eles, Narcisa Drago Lopes e Lourdes Decarli e com a colaboração do Dep. de Turismo e demais funcionários da entidade, uma ação entre amigos no salão social da sede de campo. Diversos brindes e prêmios foram sorteados durante as atividades. Os recursos arrecadados serão revertidos ao projeto da Casa do Professor, importante ação social a ser realizada pelo CPP-Limeira futuramente.
No dia 11 houve a cerimônia de premiação do concurso “Limeira Em Patchwork – 2015” que ocorreu no salão social da sede de campo do CPP. O concurso foi uma iniciativa artística e cultural realizada pelo CPP-Limeira em parceria com a Prefeitura Municipal de Limeira. Os artistas participantes e alguns amigos e familiares deles estiveram presentes ao evento, assim como também funcionários do CPP-Limeira, a diretora Dora Arcaro e também o vice-diretor Farid Zaine, entre outros membros da diretoria. Ainda no dia 11 as escolas que participaram do Verso e Voz começaram a receber os certificados, em ação liderada por Farid Zaine e colaboradores do seu trabalho parlamentar.
O ciclo das reuniões de professores representantes, em 2015, teve fim em novembro, mais especificamente no dia 13. Foram quatro encontros ao longo do ano. A última reunião foi dividida em duas etapas, uma pela manhã e a outra à tarde. Cerca de 40 professores compareceram. Em 2016 novas reuniões serão organizadas pelo CPP-Limeira.
O Dep. de Turismo levou, no dia 19, dezenas de sócios para Ubatuba onde curtiram quatro dias de animação e praia. A colônia do CPP na cidade hospedou o pessoal.
A meninas da Zumba, já em clima de natal, fizeram uma animada festa de confraternização no dia 19 e em 27 de novembro houve a última reunião do Conselho Superior de 2015 em São Paulo.

 

Dezembro
Na primeira semana do mês houve na sede de campo do CPP-Limeira o lançamento do livro “Pecados da Língua” e uma palestra com o autor da obra, João Leandre Jorge que, além de escritor, é também filósofo, mestre em Comunicação Social, professor e palestrante. O vice-diretor do CPP-Limeira, José Farid Zaine, cumprimentou o público presente e abriu a palestra.
A segunda turma de 2015 do curso de dança de salão para casais, organizado pelo CPP-Limeira em parceria com o Studio de Dança Athenas, encerrou as atividades no domingo (06/12), no salão social da sede de campo. O evento que marcou a entrega dos certificados ocorreu durante a confraternização realizada entre funcionários do gabinete parlamentar de José Farid Zaine, que também é o vice-diretor do CPP-Limeira, juntamente com familiares e amigos.
A IX COCEM (Conferência Conjunta de Educação Municipal) ocorreu no anfiteatro do ISCA Faculdades no dia 08/12. Participaram integrantes do Poder Público e Executivo, Conselho Municipal de Educação, entidades representativas dos trabalhadores da educação, entre elas o CPP-Limeira e delegados. Adriana Pina Urbani e Elaine Soleder (Dep. Pedagógico do CPP), Sandra Mara Beck (diretora administrativa do CPP e integrante do Conselho Municipal de Educação) e Marisa Cunha Moreira (integrante da diretoria do CPP), representaram a entidade na Conferência.
No dia 9 o grupo “Convívio e Participação Permanente da Terceira Idade” fez sua confraternização de final do ano em animada tarde com almoço, bingo e bolo.
Na tarde de quarta-feira (16) membros da diretoria do CPP-Limeira e do Dep. Pedagógico da entidade foram até a sede da Secretaria da Educação de Limeira para acompanharem o processo de atribuição de professores do município. Uma mesa com sucos, salgadinhos e doces foi oferecida aos docentes.
No dia 16 de dezembro, para celebrar o ano de muito trabalho e excelentes resultados, o CPP-Limeira fez uma confraternização entre funcionários, parentes e amigos, no salão social da sede de campo. Um delicioso rodízio de pizza, bebidas e música ao vivo marcaram positivamente o evento. Alguns calendários do CPP-Limeira, ilustrados com as obras participantes do concurso Limeira Em Patchwork-2015, foram distribuídos.

 

O CPP-Limeira agradece aos amigos, diretoria e colaboradores, diretos e indiretos, que contribuíram para mais um ano de sucesso da entidade.
Em 2016 tem mais, muito mais!

Confira abaixo a retrospectiva em vídeo: