Por:
03/08/2018

Trabalho visa a prevenção e capacitação sobre primeiros socorros, fatores decisivos e que podem salvar vidas em um acidente

Começou na semana passada, no dia 26 de julho, o projeto-piloto para a implementação da Lei Lucas que consiste em um curso sobre prevenção e primeiros socorros na infância. O projeto é realizado pelo Núcleo de Educação em Urgências do Samu (NEU) e o treinamento foi direcionado aos funcionários da Emeief Professora Raquel Aparecida Gonçalves Franceschi, no Residencial Rubi. A capacitação contou com a presença de Alessandra Begalli Zamora, mãe de Lucas. A Lei, aprovada em fevereiro deste ano pela Câmara Municipal de Limeira, tem origem no caso de Lucas que veio a falecer dias depois de participar de uma excursão escolar. No passeio o menino engasgou com um lanche e, segundo notícia publicada em fevereiro deste ano no site da Câmara Municipal de Limeira, não havia ninguém por perto com experiência em primeiros socorros. O curso foi lecionado pela médica intervencionista e coordenadora do NEU, Adriana Mallet.

Treinamento

A enfermeira da NEU, Fernanda Cantão Silva, ressalta que o treinamento foi realizado para contemplar o conteúdo teórico e prático, através do uso de bonecos para a simulação de atendimento. São quatro horas de aula, e foi passado para os participantes os principais tipos de acidentes na infância, como identificar emergências médicas, movimentos para desobstrução de vias respiratórias e de massagem cardíaca. A enfermeira afirmou em entrevista a equipe de comunicação da prefeitura, que a maioria dos casos de emergência poderiam ser evitados com antecedência.

O treinamento da quinta-feira (26) foi feito para os monitores, pessoal administrativo, merendeiras e auxiliares gerais. Hoje, segunda-feira (30), a aula será para os professores. A divisão foi feita para que haja melhor compreensão sobre o tema.

Lei Lucas (5.987)

Foi sancionada pelo prefeito Mario Botion (PSD) em março de 2018 a partir do Projeto de Lei da vereadora Erika Tank (PR). Segundo o texto, a rede de Educação Municipal fica obrigada a realizar o treinamento de primeiros socorros para todos os profissionais que trabalham nas unidades escolares.

Limeira foi o primeiro município do país a aprovar Lei com essa finalidade. A mãe de Lucas atua em um movimento nacional que visa conscientizar sobre a relevância do conhecimento sobre a temática. Alessandra destacou dados do Ministério da Saúde e da Oscip Criança Segura quando informou que 826 crianças, de 0 a 14 anos, foram vítimas fatais por sufocamento no país em 2016.

__________________________________________

 

Com informações da Prefeitura de Limeira (Sec. de Comunicação Social) 

 

Revisado por Filipe Sousa (Comunicação CPP-Limeira)