Por:
26/11/2018

João Leandre Jorge usa a música em projeto como ativo principal em busca da aprendizagem

Iniciativa do Instituto SOMOS, o Jornada da Ética 2018 é um grande concurso cultural que procura despertar a discussão sobre a ética, valorizar e reconhecer projetos elaborados por estudantes e professores que pelos quais respondam à questão: “Como melhorar a convivência nos espaços que ocupamos e por onde passamos?”. Concorrendo com outras propostas do Brasil inteiro, o projeto do professor João Leandre Jorge, natural de Mauá (SP), mas que atua em Limeira há quatro anos, tem o nome “Melodia da Aprendizagem”, no qual, basicamente, procura usar a música como fio condutor para a assimilação de conteúdo. Leandre Jorge leciona na Escola Estadual Prof.º Paulo Chaves, é Mestre em Comunicação Social, filósofo e pedagogo.

 

Imagens da apresentação do professor na reunião com professores representantes de maio. Música aperfeiçoa o aprendizado.

 

Melodia da Aprendizagem

Trata-se de uma estratégia de cantar letras inéditas de músicas temáticas que orientam os alunos após o término de cada situação de aprendizagem. As letras acompanham o conteúdo da disciplina. Segundo Leandre, depois de assimilarem o conteúdo, os jovens apresentaram evolução considerável nas avaliações e criaram um repertório que se expandiu para além da sala de aula. A relevância do projeto é abrangente e ele não se limita a somente uma matéria. Com forte apelo para a vocalização, quem escuta também pode aprender. Emissores e receptores, de formas diferentes, no canto, acabam se encontrando. “Este ato de comunicação, às vezes, vira comunhão. Outro dado importante tem a ver com a assimilação do teor da disciplina com maior facilidade, já que a música é a arte de manifestar os diversos afetos de nossa alma e estimular a cognição mediante aos sons. O projeto torna a aula mais atrativa por ser uma atividade lúdica, estimula o desenvolvimento de competências e habilidades”, afirmou João Leandre.

 

Grupo que já gravou com o professor

Premiação

O trabalho recebeu mais de 124.000 votos em disputa estimulada no site do Instituto Somos (www.institutosomos.org). Agora, os projetos finalistas serão avaliados por um júri técnico e o anúncio do vencedor vai acontecer nos dias 26 e 27 de novembro em São Paulo.

O Centro do Professorado Paulista (CPP-Limeira), por meio do Dep. Pedagógico, apoia o Melodia da Aprendizagem, tendo, inclusive, possibilitado ao Prof.º João Leandre Jorge, apresentá-lo na segunda reunião de professores representantes de 2018, ocorrida em maio deste ano. Ainda a Sede Central do CPP, em São Paulo, por meio do núcleo de Comunicação, dedicou um programa de seu canal no YouTube em que entrevistou Leandre Jorge, o que oportunizou para um público maior, mais detalhes de todo o trabalho. O link fácil ao vídeo está a seguir: clique > aqui < .