Por:
27/06/2019

A Adaali (Associação dos Defensores e Amigos do Autista de Limeira e Região), com o apoio do CPP (Centro do Professorado Paulista – Regional de Limeira) e em parceria com a Secretaria da Educação da cidade, realizou na manhã desta quinta-feira (27), no salão social do CPP-Limeira, o primeiro dos três ciclos da atividade de formação sobre autismo. A ação é mais especificamente voltada ao acompanhante de crianças com o T.E.A. (Transtorno do Espectro Autista). Atividade é ministrada pela psicopedagoga Aline Costa, especialista em autismo.

Dirigida a estagiários, entre eles, estudantes de Pedagogia, Psicologia, entre outros, o objetivo geral é preparar o estagiário/mediador/cuidador a auxiliar a criança autista com dicas físicas e/ou verbais, ocupando a posição de apoiador e integrador social no ambiente escolar.

No início dos trabalhos a professora e arte-educadora Miriam Soares, que faz parte da equipe de trabalho do CPP-Limeira, desenvolveu uma dinâmica de recepção e acolhimento dos participantes. Em seguida a diretora da Adaali e do CPP-Limeira, Prof.ª Dora Arcaro, fez breve discurso de abertura e citou pontos importantes do trabalho das entidades que dirige quando o assunto é sobre o autismo. Dora Arcaro citou que simbolicamente esta formação significa o pontapé inicial de trabalhos da Adaali. Solange Rodrigues Barbosa, que integra a equipe da Adaali, trabalhou no processo de articulação da formação.

Os conteúdos trabalhados por Aline Costa tiveram como foco principal o manejo comportamental de crianças com transtornos do espectro do autismo e condições de inclusão escolar. Aline também aplicou atividades práticas e abordou sobre o histórico do autismo. Foram mais de 80 participantes presentes e todos foram indicados pela Secretaria da Educação. A iniciativa prossegue na quinta-feira da próxima semana, dia 04 de julho e se encerra em 30 de julho. Os que obtiverem 100% de presença receberão certificado.

 

Veja as fotos: