Por:
20/11/2020

Luiz Gama (1830 – 1882) foi um jornalista, poeta e advogado abolicionista. Gama nasceu em Salvador (BA), era filho de uma africana com um homem branco português. Foi vendido pelo próprio pai aos 10 anos de idade por causa de uma dívida. Com 17 anos aprendeu a ler, escrever e, com isso, descobriu a ilegalidade de sua condição de escravo, pois, era fruto de um relacionamento no qual os pais eram livres. Ele mesmo conseguiu meios para provar sua condição e reconquistar a liberdade.

Na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, foi impedido de se matricular por ser negro, mas conseguiu permissão para acompanhar as aulas na condição de ouvinte. Na época advogou mesmo sem o diploma, pois, era permitido e, como “rábula”, advogado sem diploma como estes eram chamados, Luiz Gama defendeu a liberdade de centenas de escravos. “Dizem que a quantidade de processos em que ele se envolveu foi enorme. Sob a guarda do arquivo do Tribunal de Justiça de São Paulo, encontram-se menos de 500. Mas isso deve ser analisado com cautela, pois muitos podem ter sido perdidos”, diz o historiador e escritor Paulo Rezzutti.

Em 2015 foi reconhecido simbolicamente como advogado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Ainda um outro fato interessante que envolve o nome de Gama é que o livro “O Precursor do Abolicionismo no Brasil (Luiz Gama)”, que conta a trajetória do abolicionista, foi escrito por Sud Mennuci, um dos idealizadores do CPP (Centro do Professorado Paulista), entidade que hoje conta com mais de 80 regionais espalhadas pelo Estado de São Paulo e atua há 90 anos. Mennuci foi professor, escritor, sociólogo e jornalista e presidiu o CPP por 17 anos.

O CPP-Limeira, entidade com 37 anos de atuação em Limeira e núcleo regional da Sede Central do CPP, de forma singela oferece esta homenagem a Luiz Gama e a todos os afrodescendentes do Brasil. A consciência de que todos somos todos iguais e humanos, nenhuma “categorização”, apenas humanos, é o que basta para começarmos a viver em uma sociedade justa e igualitária.

________________________________

🔍 Contextualizações, arte do post e texto: Comunicação e Imprensa CPP-Limeira | Fontes: Aventuras na História (aventurasnahistoria.uol), DW Brasil, Blog da Biblioteca da ECA – USP, CPP (SP).