CPP esteve presente para prestigiar o evento e aproveitou para realizar contatos e divulgar a Limeira Artesanatos e a Limeira Patchwork
Primeiro grande evento do ano relacionado ao segmento do patchwork, a Patchwork Design 2017 teve início ontem (quinta-feira – 16) em São Paulo (SP) no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca. O projeto reúne expositores de diversas partes do país em uma feira, todos com insumos, materiais e produtos relacionados e correlacionados ao patchwork. A Patchwork Design também traz ao público a exposição Contemporâneo, com trabalhos de artistas do Brasil e também do exterior, a curadoria é de Zeca Medeiros que também é o responsável pela Bializ Produções que realiza a Patchwork Design.
Os membros do CPP-Limeira, Juraci Soares (Dep. Pedagógico – Particular), Rosana Andrade (Dep. Pedagógico – Estado) e Adilma Godoi, Sueli Pacheco e Vilma Nilsson (ambas integrantes da Diretoria), aproveitaram a presença e divulgaram as duas feiras que a entidade vai organizar em Limeira neste ano: a Limeira Artesanatos e a já tradicional Limeira Patchwork que, em 2017, alcança a oitava edição. Contatos com expositores, que igualmente estarão nos eventos de Limeira, também foram realizados.
O CPP apoia a Patchwork Design e colabora com a iniciativa por meio de ações e divulgações compartilhadas e sempre se colocou à disposição para o que for necessário.
Em São Paulo o evento prossegue nesta sexta-feira (17) e sábado (18). Em abril o projeto acontece no Rio de Janeiro (RJ) e em junho estreia em Curitiba (PR). Veja as datas e locais abaixo:
Patchwork Design:
> SP – 16 a 18 de março de 2017
Centro de Convenções Frei Caneca (Shopping Frei Caneca) – Rua Frei Caneca, 569 – 4º andar – Consolação
Quinta e sexta de 13h às 19h | Sábado de 12 às 18h
> RJ – 27 a 29 de abril de 2017
Clube Monte Líbano – Avenida Borges de Medeiros, 701 – Lagoa
Quinta, sexta e sábado de 13h às 19h
> CURITIBA (PR)
De 07 a 10 de Junho de 2017
Expotrade Convention Center – Rodovia Deputado Leopoldo Jacomel, 10454 – Vila Amelia, Pinhais – PR, 83330-167
Quinta e sexta de 13h às 19h
Sábado de 12 às 18h
BATE – PAPO COM ZECA MEDEIROS
Em rápida entrevista concedida ao CPP-Limeira, por meio do Dep. de Comunicação e Imprensa, Zeca Medeiros orientou aos que querem iniciar no mundo do patchwork e também avalia o que pode ser feito pelos profissionais do segmento para superarem a crise econômica do país.
![Zeca Medeiros: "Inovar é fundamental em um momento de crise econômica"](http://cpplimeira.com.br/wp-content/uploads/2017/03/zeca-entrevista-309x450.jpg)
Qual o principal desafio para organizar uma exposição com trabalhos em patchwork?
ZECA MEDEIROS – “Quando falamos de exposição, devemos quebrar o paradigma entre arte e artesanato, nós apresentamos uma arte têxtil moderna e ocorre ainda uma dificuldade em passar que isto também é arte, muitas pessoas acham que pelo fato de ser tecido, não poderia ser arte. Nosso objetivo é quebrar este paradigma. A exposição já existe há seis anos e hoje em dia este tipo de arte já é bem aceita”.
Esta crise econômica que o país passa afetou o segmento?
ZECA MEDEIROS – “Eu acredito que todos os segmentos da economia foram afetados. Cabe neste momento tanto a nós, que organizamos o evento, como também aos expositores e participantes, inovar, renovar, usar a criatividade e oferecer coisas novas, esse é o caminho para diminuir um pouco essa crise. O cliente que já conhece determinado expositor de outras edições vai se interessar pelo que ele tem de novo. Inovação é fundamental”.
Com relação ao patchwork artístico, quais as dicas que você dá às pessoas que querem começar a fazer trabalhos e participar de concursos e exposições?
ZECA MEDEIROS – “Informação, pesquisa e a vontade de sair da zona de conforto, estes três fatores são fundamentais, se casam e se costuram. A palavra ‘costurar’ aí é até propícia. Com estas bases o artista consegue se desenvolver só que ao longo dos anos, não é da noite para o dia, mas isso é o ponto de partida”.
___________________________________
Confira as fotos: