Cerimônia marcou o lançamento da obra escrita por Sônia Regina Theodoro com ilustrações de Amanda J. H. Straliotto
Ocorreu na noite desta quinta-feira (07), no salão social do clube do CPP-Limeira, o lançamento oficial do livro “Cores Vivas”, de Sônia Regina Theodoro, professora e supervisora da Rede Municipal de Ensino pela Sec. Municipal da Educação. Sônia também já atuou no CPP-Limeira atendendo aos assuntos pedagógicos da entidade referentes aos professores do município, neste período teve contato com escritores limeirenses que faziam parte da SOLL (Sociedade Literária Limeirense), que funcionava dentro do CPP. A escritora, além da paixão por poemas e poesias, agora incursa no universo da literatura.
A obra conta com um rico e importante trabalho de ilustração produzido por Amanda Janaina Hergert Staliotto, que atua na Rede Municipal de Educação há 23 anos e também é formada em Educação Artística. Amanda igualmente esteve presente na cerimônia que, foi aberta por Gilberto Santos da Secretaria da Educação. Após as boas-vindas ao público foi passada a palavra para Giovani Dionello Albino, jovem com deficiência visual que leu, em braile, uma poesia de autoria de Sônia Theodoro, ele ainda recebeu um exemplar em braile do livro.
Formando a frente de honra, Sônia e Amanda falaram a respeito do trabalho. “No início comecei a procurar o que ela queria, me inspirar em experiências passadas e foi ganhando vida, foi nascendo. Queria te agradecer, Sônia, pois se eu dei esse passo eu devo a você. Obrigado também a todos”, afirmou Amanda.
Sônia destacou a gratidão aos que apoiaram, direta e indiretamente e também adiantou que mais livros serão produzidos. “O sentimento de gratidão tem morado em mim, muitos me auxiliaram, me ajudaram. Não posso citar ninguém pois seria injusto eu deixar de falar algum nome. Agradeço ao CPP pelo apoio e por ter nos acolhido hoje aqui. Também agradeço a Amanda que, com muito amor e carinho, desenvolveu as ilustrações. Espero que essa parceria perdure, pois vêm outros livros por aí”, disse Sônia Theodoro.
Em seguida chegou o momento em que Sônia e Amanda fizeram questão de autografar os exemplares adquiridos pelo público presente. Um coquetel também foi servido.
A diretora do CPP-Limeira, Dora Arcaro, prestigiou o evento acompanhada do vice-diretor da entidade, José Farid Zaine e das professoras Sandra Mara Beck (Administração CPP-Limeira), Adriana Pina Urbani e Rosana Andrade (Dep. Pedagógico CPP-Limeira).
Sobre o livro
“Cores Vivas” é um conto infantojuvenil que aborda a importância do respeito entre as pessoas, independente da etnia ou origem, assim como também a valorização da história de povos antigos, mas que têm descendentes até os dias atuais. Em especial a obra valoriza e conta sobre os antigos povos africanos. “A publicação deste livro torna realidade um sonho; o intento de produzir material com o objetivo de despertar no aluno o prazer pela leitura, e auxiliar o professor oferecendo recursos, como apoio para facilitar o trabalho a ser desenvolvido com os alunos”, é citado em um trecho da obra.
Confira algumas fotos da cerimônia: