Por:
20/07/2015

 

As metas do Plano Municipal de Educação (PME) começaram a ser debatidas e votadas nesta última quinta-feira (16), na Conferência Municipal de Educação. A votação foi realizada até a meta 12 do plano e prosseguirá nesta segunda-feira (20), para que sejam concluídas as 20 metas do PME.

O evento promovido pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação, ocorreu no Teatro Nair Bello, no Parque Cidade, e contou com a presença do prefeito Paulo Hadich (PSB); da secretária de educação, Adriana Ijano Motta, que foi a responsável em conduzir os trabalhos na mesa diretora; da diretora pedagógica da Pasta, Isabel Cristina Rossi Mattos; da presidente do Conselho Municipal de Educação, Ana Terezinha Carneiro Naleto e do dirigente regional de ensino, José Roberto Varussa. A Conferência ainda teve a participação de delegados representantes da sociedade civil organizada, membros de entidades sindicais envolvidas com a categoria (Apeoesp, CPP e Sindsel) e educadores da rede.

O prefeito saudou a todos pela importância em realizar a conferência, que de forma democrática estão sendo debatidas as metas do Plano Municipal, em conjunto com os representantes de todos os segmentos da sociedade. “Esse é apenas o começo dessa discussão que a partir de agora caberá a todos nós um fortalecimento. Temos que ir à luta para a implantação de cada uma dessas metas”, destacou.

A secretária de Educação, Adriana Motta, destacou o caráter importante do debate e do diálogo democrático para a educação, além da preocupação da Pasta e de toda a comissão do Plano Municipal, para que as metas estivessem abertas para a consulta pública, e principalmente que tivesse a participação de toda a sociedade. “Esse é um debate muito importante. Nós discutiremos as metas da educação para os próximos dez anos. Esse é um momento riquíssimo para o nosso município. É importante que a sociedade saiba que o debate é extremamente importante para a construção da educação”, frisou.

Adriana enalteceu ainda o trabalho e a dedicação de toda a comissão que trabalhou e desenvolveu as metas e a conferência. “Até a meta 12, foi uma discussão muito tranquila. Esse momento de debate e interação da sociedade e pessoas comprometidas com a educação é muito bem-vindo. O plano é uma diretriz do nosso trabalho. Todas as estratégias colocadas no plano irão virar lei”, salientou.

Pontos como alimentação escolar, pluralidade no ambiente escolar, flexibilidade de horários em creches, cultura, tecnologia, capacitação dos profissionais da educação foram os aspectos mais debatidos que foram compostos nas estratégias das 12 metas votadas até o momento na Conferência Municipal.

 

Continuação da conferência

Hoje, também no Teatro Nair Bello, a partir das 19h, ocorrerá a continuação da Conferência Municipal de Educação. Ainda restam oito metas a serem discutidas e analisadas. Finalizadas as votações e discussões, o documento será enviado à Câmara Municipal para posterior avaliação e votação dos vereadores e, decorrido o processo legislativo, se torne lei.

 

SERVIÇO:

Conferência Municipal de Educação (2ª parte)

Data: segunda-feira, 20/7/2015, às 19:00h.

Local: Teatro Nair Bello (Parque Cidade de Limeira). Rua João Kühl Filho, s/n. 

 

*Informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação de Limeira