Por:
20/07/2018

É uma prática que vem ganhando a mídia nos últimos tempos, saiba como evitar.

Está se tornando cada vez mais comum aparecer nos meios de comunicação; matérias, notícias e reportagens sobre golpes aplicados em aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), os responsáveis por esses golpes visam sempre uma vítima vulnerável e facilmente maleável.

O golpe contra os aposentados acontecem de diferentes formas, a mais comum, de acordo com o advogado Rômulo Saraiva, em uma entrevista feita para a Folha de São Paulo, é o golpe do crédito consignado. O beneficiário é pego de surpresa por um desconto que não foi autorizado, ou então um empréstimo que não se pediu e quitou, e a continuidade dos descontos.

Há casos de descontos nos pagamentos do segurado, ligados a uma entidade cujo qual ele nunca se associou. É aconselhável que o segurado fique atento a folha de pagamento, e certifique-se de que não tenha descontos.

Outro golpe que é comum é de associações que entram em contato com o segurado por telefone ou carta, dizendo que eles têm direito a revisão no INSS e que podem pegar uma boa quantia, os golpistas pedem um pagamento antecipado.

A dica para evitar cair no golpe é que antes de efetuar qualquer pagamento, procure uma segunda opinião ou outro especialista para se certificar a respeito.

Para evitar cair em golpes de consignados e associações, fique atento ao extrato, se você desconfiar de algo faça um boletim de ocorrência ou procure o banco para mais explicações e se possível peça ao INSS o bloqueio dos descontos indevidos na aposentadoria.

Lembrando

Não é comum que advogados peçam uma quantia em dinheiro para entrar antecipadamente com ações, então não deposite dinheiro com a promessa de revisão. O INSS não pode abordar segurados dessa forma (telefones e cartas), desconfie sempre, procure sempre se informar na ouvidoria do INSS ou então registre um boletim de ocorrência. Nunca forneça dados bancários ou de seu beneficio há um desconhecido por telefone procure sempre outra opinião, de alguém de confiança e que entenda do assunto.