Por:
27/02/2020

Aconteceu no último dia 21 de fevereiro, no Teatro Nair Bello, a abertura oficial da edição de 2020 do Projeto Juventude em Foco – que tem como objetivo principal promover o ensino extracurricular da fotografia por meio de atividades práticas, artísticas e ainda transmitir aspectos técnicos – para cerca de 180 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da EMEIEF Profª Maria Ap. de Luca Moore. O idealizador do projeto, Dr. Paulo Sérgio Tellis, médico e fotógrafo, explanou às crianças sobre o Juventude em Foco de maneira geral e fez uma introdução inicial sobre a fotografia, abordando inclusive sobre conceitos fotográficos, entre eles: composição, momento decisivo, Iluminação, entre outros. Por meio de slides, Tellis exemplificou com fotografias feitas por ele. Filipe Sousa (Comunicação e Imprensa CPP-Limeira e também integrante do Projeto) falou rapidamente sobre o apoio do CPP-Limeira ao Juventude em Foco uma vez que a entidade, desde 2017, não somente apoia, como também é correalizadora da iniciativa. Outros fotógrafos membros do Projeto estiveram presentes na abertura, foram eles: Juracy Soares, Nelson Shiraga, José Francisco Pevarelo Pacheco (Bred) e Sidney Roland.

Todos estes estudantes serão divididos em seis turmas com 30 alunos e cada grupo vai receber, a partir desta próxima sexta-feira (28), quatro aulas semanais na Biblioteca Pedagógica. No final de cada um destes seis ciclos, cada criança receberá certificado. As atividades vão focar na teoria e na prática e os participantes poderão aplicar, com supervisão dos coordenadores, os conceitos vistos em aula.

Após a palavra todos foram convidados para a abertura formal da exposição com fotografias produzidas por alunos do Juventude em Foco de turmas anteriores. A exposição está na recepção do prédio da Secretaria da Educação, no Parque Cidade, é também aberta ao público em geral, e ficará à disposição até 20 de março. O prédio abre de segunda a sexta, das 7h às 18h.

__

Algumas imagens com a colaboração de Paulo Sérgio Tellis e de Mariana Linard.

__