Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Limeira, entre janeiro de 2024 e março de 2025, ou seja, em 15 meses, a Doença de Alzheimer foi diagnosticada em 886 pessoas na cidade. Quase 900 novos casos em um espaço de tempo relativamente curto. O levantamento foi solicitado pelo médico geriatra e vereador Dr. Marcelo Rossi (MDB), em resposta ao Requerimento nº 202/2025, de sua própria autoria. Devido à importância do tema, o médico, que é referência sobre o assunto, esteve, na tarde desta quarta-feira (12), no CPP-Limeira, para ministrar palestra às participantes do Grupo C.P.P. (Convívio e Participação Permanente da Terceira Idade). A atividade, que já foi realizada em outros grupos de terceira idade de Limeira, é uma iniciativa do gabinete parlamentar do Dr. Marcelo Rossi, em parceria com o Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal).
A coordenadora do Grupo C.P.P., Rita Miranda (assistente social do Ceprosom), citou a alegria de ter sido possível a realização da palestra. “Foi difícil conseguir este horário devido à agenda apertada do Dr. Marcelo Rossi. Estamos felizes com a presença dele. O objetivo foi alertar e tirar dúvidas”, afirmou Rita Miranda em breve depoimento ao setor de Comunicação do CPP-Limeira. Maria José Furlan, coordenadora da Pastoral da Criança da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, também faz parte da liderança do Grupo e colabora com a organização.
Entre as informações compartilhadas, o geriatra ressaltou a importância das atividades físicas, de uma boa alimentação e do controle de doenças como a hipertensão. Também alertou para a prática regular de atividades intelectuais, como leitura e escrita, e da socialização. Existe em Limeira a Lei Ordinária nº 5.833/2017, idealizada pelo próprio Dr. Marcelo Rossi, que estabelece parâmetros, atribuições e objetivos voltados à criação de uma política pública municipal para o tratamento e prevenção do Alzheimer.
O Grupo C.P.P. existe desde 2008. O CPP-Limeira colabora cedendo o espaço do salão para que as integrantes se reúnam semanalmente.

