Por:
21/11/2024

CPP-Limeira cita e homenageia a memória de Antonieta de Barros, que entre outros grandes feitos, foi a primeira mulher negra a assumir um mandato popular no Brasil.

Nascida em Florianópolis (SC), em 1901, 13 anos após a abolição da escravatura no Brasil, ela foi a primeira mulher negra a ser eleita deputada no país. Filha de uma lavadeira escravizada e, depois liberta, Antonieta assumiu o mandato como deputada estadual, pelo estado de Santa Catarina, em 1935.

Antes da política, Antonieta trabalhou como professora de português. Em 1922, o empreendedorismo foi outro talento que evidenciou a todos e, aos 21 anos, fundou sua própria escola e ao local deu seu próprio nome: Curso Antonieta de Barros, iniciativa que liderou até a morte, em 1952. Ela igualmente lecionou em outros colégios.

Outras fontes de pesquisa ainda informam que Antonieta foi também jornalista, tendo dirigido jornais na capital catarinense, além de levar a pauta da educação para a Assembleia. Por sua iniciativa, instituiu-se o Dia do Professor em Santa Catarina, antes que fosse lei nacional.
__
O CPP-Limeira, de forma singela, apresenta esta homenagem à memória de Antonieta de Barros e a todos os negros e negras do Brasil. A consciência de que somos todos iguais e humanos, sem distinções, é o que basta para vivermos em uma sociedade cada vez mais igualitária.