Acompanhe o balanço das principais atividades culturais, que permearam o CPP-Limeira, neste ano de 2016; houve mais uma edição do Concurso Limeira Em Patchwork, patrocínio à apresentação da peça “Um Artista Da Fome”, apoio ao Verso e Voz, Canta Limeira, Oficina de Teatro, entre outros
O CPP-Limeira, ciente de sua responsabilidade e dever na cidade de Limeira, tem também na cultura uma de suas bandeiras e busca por meio do apoio que presta para alguns projetos e sendo o realizador principal de outros, fomentar iniciativas culturais na cidade, uma vez que sabe que a cultura é também ferramenta que leva conhecimento, bem-estar e valoriza talentos e dons. Como diz uma frase do escritor francês André Malraux (1901 – 1976): “A cultura, sob todas as formas de arte, de amor e de pensamento, através dos séculos, capacitou o homem a ser menos escravizado”, amparado também sob este pensamento é que o CPP-Limeira tem um olhar todo especial para a cultura e acredita que ela é também objeto de transformação. Neste ano todos os projetos que tiveram participação do CPP, direta ou indiretamente, alcançaram bons resultados.
Oficina de Teatro do CPP
Logo no início de 2016, em janeiro, o trabalho descentralizado da Oficina de Teatro do CPP, dirigida pelo vereador Prof.º José Farid Zaine, que faz parte da diretoria da entidade, ensaiou e apresentou o Auto de São Sebastião, na própria Paróquia São Sebastião, no bairro da Boa Vista. Ao longo do ano mais apresentações, em outras comunidades, foram realizadas. A Oficina trabalha com os seguintes grupos: Grupo Personagens da Paróquia Santa Luzia, na Vista Alegre; Grupo Elos da comunidade Santa Eulália; grupo da Paróquia São José, na Vila Camargo, este, inclusive, é o grupo mais recente e passou a ser atendido em 2016; Grupo Nascente da comunidade São Francisco de Assis, no Bairro dos Frades; Grupo de Teatro da Paróquia N. Sra. Do Rosário, no Campo Belo; Grupo de Teatro da Comunidade Santa Adélia, no bairro Santa Adélia e o grupo de teatro da Paróquia São Sebastião, no bairro Boa Vista. Agora neste mês de dezembro duas apresentações do Auto de Natal, interpretadas pelo Grupo Nascente com o apoio de integrantes do grupo da Paróquia São José, já foram realizadas. Ainda estão agendas outras duas: dia 24 na Paróquia de São José, na Vila Camargo, com início às 20h e no dia 25, às 10h, na Comunidade de São Francisco de Assis, no Bairro Dos Frades.
Verso e Voz
De realização do gabinete parlamentar de Farid Zaine, com apoio e co-realização do CPP, o Verso e Voz, concurso de declamações de poesias com alunos de escolas públicas de Limeira, idealizado pelo próprio Farid Zaine e que começou em 1994, aconteceu no Teatro Vitória nas tardes dos dias 09 e 10 de junho. Foram 14 escolas participantes de Ensino Fundamental e nove escolas com alunos de Ensino Médio. Farid Zaine, mesmo após anos acompanhando e organizando o projeto, ainda se surpreende com os estudantes e suas declamações: “O projeto ainda me surpreende em muito. A cada ano assimila novas coisas e as escolas sempre surpreendem com a criatividade nas exibições. Todo ano ocorre alguma coisa nova e em 2016 não foi diferente”, afirmou. A Escola Estadual Gustavo Piccinini, com a estudante Gisele Araújo, do 8º ano, conquistou a premiação máxima no quesito declamação com a poesia “Racismo” de Marineide Molina e Larissa de Souza. Já no Ensino Médio, a declamação que levou ouro foi da Escola Estadual Gabriel Pozzi, com a aluna Letícia Guedes Silva, do 2º ano, que declamou “Cartas de Meu Avô”, de Manuel Bandeira.
Canta Limeira
O 15º Canta Limeira, festival de M.P.B. que começou no CPP-Limeira, aconteceu nas noites de 17, 18 e 19 de junho. O festival foi organizado pela Prefeitura, por meio Secretaria da Cultura e contou com o apoio do CPP. A canção “Foz”, interpretada por Paulo Macedo e Leilane Coutinho, que vieram de Vitória da Conquista (BA), conquistou o 1º Lugar Geral. “Não Deixe de Sorrir”, da Banda Souela, venceu na categoria 1º Lugar – Música de Limeira. Larissa Féola, autora desta canção, falou a todo o teatro sobre a conquista. “É uma emoção muito grande. Já teve lugares em que fomos cantar e, ao final, veio gente dizer que não dava nada por nós. Isso porque, talvez, somos várias meninas. Mas hoje provamos aqui que é possível”, declarou, visivelmente emocionada.
“Um Artista Da Fome”
A Sarcástica Companhia, grupo de teatro que funciona no Teatro Escola Daniel Martins, teve todo o espaço do salão do clube do CPP para apresentar o espetáculo: “Um Artista Da Fome”, baseado na obra de Franz Kafka. A apresentação ocorreu na noite de 26 de agosto e foi acompanhada por cerca de 50 alunos de escolas públicas de Limeira, convidados pelo gabinete parlamentar de Farid Zaine. O CPP apoiou, também por meio de um patrocínio, a realização da peça no clube. Com um refinado cuidado estético, que se viu presente no cenário, figurinos e iluminação, o espetáculo trouxe ao salão a adaptação de um dos mais conhecidos contos de Franz Kafka.
Um Artista Da Fome relata a história de um indivíduo, artista, sem nome, à margem da sociedade que, após passados os tempos de glória, vive atualmente no esquecimento. Daniel Martins, líder do Teatro Escola e diretor da peça, tendo também atuado, citou a profundidade do texto. “Kafka é o que hoje chamamos de ‘gênio incompreendido’, aquele que, em vida, nunca teve reconhecimento. Kafka escreveu este conto no mesmo ano de sua morte, em 1924, em seu leito de morte e, este texto, é profético, ele previa esta sociedade que temos hoje, imediatista, virtual e que não é capaz de contemplar o que, de fato, tem valor”, afirmou. Martins ainda citou o prazer que teve em atuar no salão do CPP. “O teatro e a arte precisam chegar às pessoas e é legal ver esse público, hoje aqui, participando, um público adolescente e que tem uma relação honesta com o espetáculo. Nós, artistas, temos que sair do nosso conforto e ir aonde o público está, pois, só assim, ocorre uma transformação”, declarou Martins. Rodrigo Zovico Chinellato interpretou o artista jejuador e, por quase toda a peça, não falou uma palavra. A atuação exigia mais de expressões corporais e faciais. “O mais difícil de se atuar assim é ir na contramão do restante do elenco. Os outros personagens têm um gás diferente, mostrando a sociedade imediatista como é, consumista, e eu vou em outro ritmo, compor essa ambiguidade, em cena, é difícil, mas gratificante para mim como ator”, disse Chinellato.
Concurso Limeira Em Patchwork
Pelo terceiro ano consecutivo a entidade organizou, com o apoio da Prefeitura, o Concurso Limeira Em Patchwork. A iniciativa propôs o tema: “Arte Brasileira Em Patchwork – Releituras e Homenagens Às Grandes Obras Nacionais” e resultou em releituras de obras consagradas da história artística brasileira. Os três primeiros lugares ficaram com as artistas Nanci Delle Vedov, que concorreu com a obra “Um Passeio no Sítio de Tarsila”, releitura de “Paisagem Com Touro” de Tarsila do Amaral; Maria Terezinha Segri Cardoso que produziu uma releitura da obra “Flores do Horizonte” de Adelio Sarro Sobrinho e Edna Silva Dos Santos que homenageou Candido Portinari e fez a releitura do quadro “Fauna e Flora Brasileiras”. Todas as obras participantes foram expostas na VII Limeira Patchwork, organizada pelo CPP nos dias 15, 16 e 17 de setembro no Shopping Nações. A noite de premiação ocorreu em 16 de novembro e também lançou oficialmente o calendário ilustrado 2017 do CPP que tem, em cada página, a foto de cada uma das 12 obras premiadas.
Passeios culturais
O Dep. de Turismo da entidade também organizou passeios culturais neste ano de 2016. Houve excursões a São Paulo para os seguintes eventos: no Teatro Fecomércio, “O Musical Mamonas”; no Teatro Renault, Musical Wicked; Theatro Municipal de São Paulo, espetáculo com o Coral Paulistano Mário de Andrade que apresentou “Marc-Antoine Charpentier”. Também ocorreu a visita à Sala São Paulo. O Turismo do CPP, com o apoio da Dauras Turismo, também preparou a viagem “Europa Dos Sonhos” que contou com destinos como Inglaterra, Alemanha e Holanda no roteiro e foi uma inesquecível oportunidade aos que viajaram e que, puderam conhecer, a cultura e pontos turísticos destes países.
Em setembro o CPP, por meio do Dep. Pedagógico, realizou uma excursão para a Bienal do Livro, que ocorreu Pavilhão de Eventos do Anhembi. Dezenas de professores da cidade aproveitaram a oportunidade e participaram da excursão.
Em 2017 mais projetos, com toda a certeza, serão realizados. O Concurso Limeira Em Patchwork, inclusive, irá começar a receber inscrições em janeiro e terá o tema: “Com Retalhos Se Faz a Música Popular Brasileira”.
Confira algumas fotos destas iniciativas culturais: