Por:
30/07/2019

Ao todo foram três encontros realizados entre junho e julho com cerca de 80 estagiários participantes

Iniciativa de realização da Adaali (Associação dos Defensores e Amigos do Autista de Limeira e Região) juntamente com o CPP (Centro do Professorado Paulista – Regional de Limeira) e em parceria com a Secretaria da Educação, a formação sobre autismo, dirigida a estagiários, estudantes de Pedagogia, Psicologia, entre outros, ligados à própria Secretaria da Educação, foi finalizada na manhã desta terça-feira (30) no salão do CPP-Limeira. Ao todo a formação teve três encontros com o primeiro ocorrendo em 27 de junho e o segundo em 04 de julho. Foram cerca de 80 estagiários participantes que nos próximos dias receberão certificados. Todos foram indicados por meio da própria Secretaria.

Os conteúdos foram ministrados pela psicopedagoga Aline Costa, especializada em autismo. O manejo comportamental de crianças com transtornos do espectro do autismo em condições de inclusão escolar foi fortemente trabalhado pela psicopedagoga, não somente de forma teórica, mas também de maneira prática. A estudante de psicologia Larissa Silverio gostou da sincronia entre teoria e prática presente nas atividades. “Foi algo bem agregador. O espaço estava bem preparado e organizado. A Aline conseguiu conduzir os encontros de forma explicativa e prática, onde utilizou técnicas, exemplos e situações reais. Desse modo, conseguimos associar com vivências do dia a dia proporcionando maior entendimento dos conteúdos”, afirmou Larissa.

O objetivo foi de preparar o estagiário/mediador/cuidador a auxiliar a criança autista com dicas físicas e/ou verbais, ocupando a posição de apoiador e integrador social no ambiente escolar. “Falta um respaldo técnico maior aos profissionais da Educação como um todo direcionando as ações. Por isso essas formações se tornam necessárias”, disse Aline Costa.

Ainda nesta terça-feira, nos momentos finais da formação, a diretora geral do CPP-Limeira e da Adaali, Prof.ª Dora Arcaro, deu mais detalhes a respeito de todo o projeto que envolve a nova associação em prol dos autistas e falou dos chaveiros artesanais de coração, com detalhes que simulam peças de um quebra-cabeça (um dos símbolos do autismo) confeccionados por membros de ambas as entidades, e que serão vendidos em eventos futuros apoiados pelo CPP-Limeira, entre eles a 10ª Limeira Patchwork (de 11 a 14 de setembro no Shopping Nações) e a Feira Natal Limeira (de 06 a 09 de novembro igualmente no Shopping Nações). Também no final a integrante da Equipe Pedagógica do CPP-Limeira, Miriam Soares, fez uma dinâmica de socialização para o encerramento das atividades.

Com mais esta ação a Adaali, entidade parceira do CPP-Limeira, cumpre com um dos seus principais objetivos que é o de ser mais um corpo de atuação frente ao autismo em Limeira e região.

 

Veja as fotos do terceiro e último encontro: