Por:
29/02/2016

 

Assuntos jurídicos e de interesse das Regionais foram abordados. Presidente José Maria Cancelliero também falou a respeito da questão do reajuste salarial aos professores do Estado. Houve ainda uma apresentação em homenagem aos 90 anos de Loretana Paolieri Pancera, 1ª vice-presidente do CPP

 

Iniciando o ciclo de 2016 das reuniões do Conselho Superior, a Sede Central do CPP, realizou nesta última sexta (26), no auditório da Sede, o primeiro encontro do ano. Representantes das Regionais da entidade distribuídas pelo estado, assim como também das subsedes, estiveram presentes. A Mesa Diretora que conduziu os trabalhos foi formada por: José Maria Cancelliero (presidente), Loretana P. Pancera (1ª vice-presidente), Silvio Dos Santos (2º vice-presidente), Maria Lúcia de Almeida (3ª vice-presidente), Laismeres Cardoso Andrade (1ª secretária) e Edgard José Fiusa (2º secretário). No início também compôs a mesa a Dra. Vera Cardoso, advogada que integra o Dep. Jurídico da Sede Central. Representaram a Regional de Limeira na reunião: Dora Arcaro (diretora), Vilma Nilsson (Conselheira) e Teresa Aparecida Rodrigues (Jurídicos e Cadastros).

 

Jurídico

A primeira a falar foi Dra. Vera Cardoso que transmitiu informes do Dep. Jurídico, tais como: ações em andamento, ação da G.G.E (Gratificação de Gestão Educacional) e sobre precatórios que, segundo a Dra. Vera, estão na reta final. “Os precatórios estão sendo pagos pelo Governo, estamos aí na reta final. Cerca de 70 ainda estão aguardando pagamento e outros sete ainda serão levantados”, declarou Vera Cardoso.

 

Sedes Regionais

Posteriormente a palavra foi dada ao Prof. Silvio Dos Santos que falou sobre as Sedes Regionais, em especial a respeito da atualização e aprimoramento dos sistemas de cadastros dos associados. Um treinamento, oferecido pela Sede Central, irá ocorrer em breve com todas as Regionais visando este propósito. Outras questões de ordem administrativa também foram enfatizados por Santos, tais como os balancetes financeiros, o trabalho para atrair mais sócios, entre outros.

 

Campanha Salarial, colônias, eleições para o Conselho 

Logo após quem assumiu a palavra foi o presidente José Maria Cancelliero, que dentre vários assuntos, falou sobre a posse do novo secretário estadual da Educação (José Renato Nalini) e conversas para a Campanha Salarial 2015 que, devido ao não aumento no ano passado, ainda não se encerrou. Em audiência realizada no último dia 3 de fevereiro, na Secretaria da Educação, Nalini recebeu as entidades que estão na Campanha, entre elas o CPP, e ouviu as sugestões e reivindicações, a principal delas: o reajuste salarial de 2015 que ainda não veio. “Está difícil negociar. O Governo alega dificuldade econômica e está sem previsão para aumento no orçamento”, afirmou o presidente.   

Cancelliero falou também sobre a revisão da L.C. (Lei Complementar) – 836/97 – aposentados, concurso de ingresso para diretores e supervisores, colônias de férias (reforma em andamento da colônia de Ibirá e aquisição e reforma, que já está em andamento também, da colônia de Poços de Caldas).  

O presidente ainda abordou a respeito da proposta para um novo alojamento da entidade em São Paulo na região da Paulista, bem próxima da estação Consolação do metrô, e ainda: notícias do Iamspe e eleição do Conselho Superior, que, segundo Cancelliero, uma comissão eleitoral será formada e a eleição ocorrerá ainda em 2016.

 

Homenagem para Loretana

Antes da reunião uma homenagem de aniversário para a Prof. Loretana Paolieri Pancera, 1ª vice-presidente da entidade, foi realizada. Loretana completou, no último dia 20, 90 anos de idade, 71 deles em ligação e dedicação total ao CPP. Uma apresentação musical da Banda Universitários, fruto de um trabalho da professora Deise Tavares, associada do CPP, que formou o grupo juntando quatro alunos de diferentes escolas estaduais da capital. Loretana idealizou e coordena o projeto Concurso de Corais Infantojuvenil, iniciativa que busca inserir a boa música na realidade de vários jovens e reforça a intenção da professora em incentivar cada vez mais o ensino musical nas escolas.  

No decorrer da apresentação imagens da carreira de Loretana foram exibidas e a enfática frase: “Na maratona para os 100 anos”, mostrada em meio às imagens, evidenciou toda a disposição da vice-presidente. “Sou filha de imigrantes italianos, nascida em Piracicaba. A minha vida foi assim, dedicada a encarar com seriedade, com amor, com carinho, respeitando o pensamento alheio, por isso cheguei aos ‘nove, ponto, zero’”, disse, com humor, Loretana.

O CPP-Limeira saúda a professora Loretana, desejando felicidades, realizações e incontáveis motivos de alegria em sua vida.

 

Confira algumas fotos da reunião e da apresentação em homenagem a Loretana: 

DSC_0010 DSC_0012 DSC_0017 DSC_0022 DSC_0024 DSC_0028 DSC_0029 DSC_0032 DSC_0035 DSC_0036 DSC_0038 DSC_0042 DSC_0045 DSC_0049 DSC_0050 DSC_0055 DSC_0057 DSC_0063 DSC_0064 DSC_0065 DSC_0073 DSC_0075 DSC_0077 DSC_0079 DSC_0081 DSC_0090 DSC_0097 DSC_0099