Por:
09/11/2018

Noite ainda trouxe apresentações artísticas de integrantes da equipe do CPP e de estudantes da cidade; calendário ilustrado 2019 do CPP também foi lançado

A noite premiação do Concurso Limeira em Patchwork, edição de 2018, ocorreu na noite desta quinta-feira (08) no salão social do clube do Centro do Professorado Paulista (CPP-Regional de Limeira). O projeto visa fomentar e difundir a produção artística do patchwork, assim como também despertar ainda mais nos artistas que se interessam por essa arte, novas inspirações e oportunidades para ainda mais trabalhos. Em 2018 o tema teve o nome “Poesia e Patchwork” e visou reverenciar a poesia nacional. O objetivo foi o de demonstrar o quanto uma obra de arte textual, como é a poesia, pode servir de referência e base para um trabalho em patchwork. O regulamento exigia que o texto escolhido pelo candidato deveria ser de algum autor brasileiro. Foram 27 obras entregues de 26 artistas. Silmara Raya, de Guarujá (SP), participou com duas obras, o que é permitido pelo regulamento.

Todos os trabalhos participaram de exposição que ocorreu em simultâneo com a nona Limeira Patchwork, feira que ocorreu em setembro no Shopping Nações e foi organizada pela D.A. Produções e Eventos, com total apoio de realização do CPP-Limeira. Em outubro, na Limeira Patchwork em Ribeirão, versão para Ribeirão Preto (SP) do evento, ocorreu outra exposição, desta vez apenas com as doze obras mais bem colocadas.

Na cerimônia de premiação, formaram a frente de honra a diretora geral do CPP-Limeira, presidente da Limeira Patchwork e idealizadora do concurso, Prof.ª Dora Arcaro, juntamente com: José França Almirall, mais conhecido como Tito Almirall (secretário de Turismo, Des. e Inovação de Limeira), José Farid Zaine (secretário da Cultura) e Kátia Amaral (uma das juízas do concurso). Kátia veio de Brasília (D.F.) especialmente para a cerimônia.

A diretora Dora Arcaro, em discurso, citou a evolução do concurso, de 2014, até o atual. Ressaltou a importância do projeto e, em primeira mão, divulgou o tema para o concurso 2019, que será Homenagens ao Folclore Brasileiro, no qual os participantes deverão retratar algo ligado ao folclore nacional e, também, citou a grande novidade da próxima edição: a estreia da categoria internacional. “Nosso concurso, neste ano, recebeu muitas consultas e pedidos de pessoas de fora do Brasil para participar. Pensamos e optamos por, em 2019, lançarmos a categoria internacional”, afirmou. O regulamento deverá ser publicado, juntamente com o início das inscrições, em meados de dezembro deste ano no site do CPP (www.cpplimeira.com.br) e com chamadas nas redes sociais da entidade e da Limeira Patchwork.

Obra campeã

A participante Evalhudi Malinowski Mistura, de Erechim (RS), conforme já divulgado em setembro na Limeira Patchwork, por meio da exposição e da revista oficial do evento, conquistou o primeiro lugar com a obra “Simbólico Eu”, em que deu nova interpretação à poesia Traduzir-se, de Ferreira Gullar. Evalhudi fez questão de estar na cerimônia para receber sua devida homenagem pela conquista. “Parabenizo toda a equipe por este importante trabalho. Além de nos envolvermos muito com a obra, fazemos amizades. Pudemos aprender juntas e trocar experiências”, disse Evalhudi. Todos os inscritos no concurso foram adicionados em um grupo no aplicativo WhatsApp, administrado pela organização do projeto, ali podiam trocar informações e, também, receber os avisos oficiais. “Na pesquisa para eu encontrar a poesia, eu vi o quanto aprendi e cresci. Foi muito bom. Quando encontrei o texto ‘Traduzir-se’ do Ferreira Gullar, eu me identifiquei muito. Mostra como somos humanos, com transições entre os momentos”, afirmou. (Toda a classificação está abaixo).

Calendários

Iniciativa tradicional dentro do projeto, o calendário que traz as imagens das obras e os nomes dos artistas, foi distribuído pelo CPP. O guia de datas para 2019. Cada uma das doze obras premiadas está em um mês do ano. Na última página há uma foto e o nome de todos os outros que igualmente participaram. Para o calendário 2019, assim como ocorre desde 2016, os calendários receberam o apoio e patrocínio da Unimed Limeira.

Cultura

Ainda, como valorização da arte e da cultura, a noite proporcionou outros momentos especiais. Miriam Soares (Jurídico e Cadastros do CPP), declamou a poesia homenagerada por Evalhudi, “Traduzir-se”. Juracy Soares (D.A. Eventos) declamou “Mulheres”, texto de José Farid Zaine e que, inclusive, inspirou a obra de Jhonatas Roque de Souza. Outros momentos de destaque foram as declamações das estudantes Carolina Romano e Gabriela Ferreira Siqueira de Souza, ambas foram medalha de ouro no projeto Verso e Voz 2018, iniciativa cultural, organizada pela Secretaria da Cultura da cidade, que premia declamações feitas por estudantes de escolas públicas. Carolina declamou “Compaixão” da poeta limeirense Edna Cleusa Malamann D’Addona e, Gabriela, declamou “A Musa Estuprada”, de Dora Incontri. Ainda, Gabriela cantou Even When it Hurts, do conjunto australiano Hillsong United e, foi com esta música que ela participou de outro projeto cultural da cidade, o Voz de Estudante e, também, foi premiada com o primeiro lugar.

Agradecimentos

Oficialmente o CPP-Limeira é grato às juízas: Kátia Amaral, Kátia Modry e Eliana Azevedo, que mais uma vez julgaram todas as peças. Também a entidade externa cumprimentos às artistas Aline Bugarin e Natasha Bugarin que prestaram uma consultoria colaborativa a todos os participantes. Ainda o CPP mais uma vez agradece à Unimed Limeira, pelo patrocínio ao calendário.

 

Classificação abaixo: 

Veja algumas fotos. Todas as imagens, clique >> aqui <<