Por:
24/06/2016

 

Agora no Centro da cidade a instituição vai evoluir ainda mais o nível dos atendimentos; Escola Bilíngue também foi inaugurada

 

O Centro Educacional João Fischer Sobrinho – Área Surdez, com o objetivo de progredir ainda mais nas iniciativas realizadas em prol das crianças com deficiência auditiva, inaugurou oficialmente, na tarde desta quinta-feira (23), o novo prédio de trabalho e atendimento. Agora a unidade executa atividades na rua Carlos Gomes, nº 1418, Centro (em frente ao Shopping Pátio Limeira). Na cerimônia de inauguração estavam presentes: Dora Arcaro (diretora do CPP-Limeira e fundadora do João Fischer), o prefeito municipal Paulo Hadich e o vice-prefeito Antônio Carlos Lima, Adriana Ijano Motta (secretária da Educação), Maria Rita Cabral (chefe de serviço da Área Surdez e coordenadora), Ana Maria Sampaio (presidente do Ceprosom), entre outras autoridades locais, alunos, pais e demais integrantes da equipe do João Fischer.   

Na cerimônia, Dora Arcaro, convidada a dar sua palavra a respeito do acontecimento, destacou as ações do passado em uma época na qual ainda haviam poucas informações e alguns pais até demonstravam resistência em matricular os filhos na instituição. “Íamos pessoalmente nos bairros falar do nosso trabalho e fazer com que os pais colocassem os filhos no João Fischer. Parabenizo a você, Rita [Maria Rita Cabral – coordenadora], pelo trabalho e por ter contribuído para conseguir este espaço. Continue este trabalho, pois é muito importante”, declarou Dora Arcaro. O Centro Educacional João Fischer Sobrinho começou quando Dora Arcaro foi secretária da Educação no então governo Paulo D’Andrea. Dora se sensibilizou com a história de uma avó que, duas vezes por semana, tinha a tarefa de levar a neta, deficiente visual, a Campinas para estudar em escola especializada. Diante desta situação notou-se ali uma demanda, estudos foram feitos posteriormente e, em 1990, após uma série de esforços, inclusive com a ajuda de empresas, a instituição foi inaugurada.    

O prefeito Paulo Hadich salientou as evoluções que os trabalhos irão ter naturalmente com a mudança e também sobre a melhor localização agora que a unidade funcionará na região central da cidade.

Com o objetivo de oferecer uma educação com práticas de ensino específicas e mais eficazes, o Centro Educacional João Fischer Sobrinho também realiza um importante trabalho para alunos com deficiência visual (abaixo os endereços). Todo o empenho é para capacitá-los e os inserir socialmente, de modo a terem uma rotina e participação satisfatória na sociedade.      

Escola Bilíngue

Após a cerimônia ocorreu, na CEIEF Flora de Castro, em frente ao novo prédio do João Fischer, a inauguração da Escola Bilíngue (Língua Portuguesa/Libras que é a Língua Brasileira de Sinais), que terá como foco o ensino destas a alunos com deficiência auditiva e também ouvintes. A ação visa aperfeiçoar o rendimento escolar destes estudantes e complementar ainda mais a ação que objetiva fazê-los parte inserida na sociedade. Segundo a Prefeitura, a iniciativa será realizada de forma conjunta com o Centro Educacional João Fischer Sobrinho – Área Surdez.

 

Endereços e telefones Centro Educacional João Fischer Sobrinho:  

Área Surdez

Rua Carlos Gomes, nº 1418 – Centro

Telefone: 19 – 3442 7930

 

Área Visão

Rua Antonio Custódio de Oliveira, nº 228 – Vila Paraíso

Telefone: 19 – 3442 9436

 

Confira algumas fotos das inaugurações: 

 

sem título-2 sem título-3 sem título-4 sem título-5 sem título-6 sem título-7 sem título-8 sem título-9 sem título-10 sem título-11 sem título-12 sem título-13 sem título-14 sem título-15 sem título-16 sem título-17 sem título-18 sem título-19 sem título-20 sem título-21

sem título-29 sem título-1

sem título-22 sem título-23 sem título-24 sem título-25 sem título-26 sem título-27 sem título-28