Repercutiu recentemente entre a imprensa e profissionais da educação, os resultados do Censo Escolar 2024, divulgado na última quarta-feira (09) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A iniciativa é uma pesquisa científica realizada em articulação com as secretarias municipais e estaduais de educação. O objetivo é mapear a situação da educação básica no país, subsidiar políticas públicas educacionais e gerar indicadores e estatísticas de referência.
Pelo terceiro ano seguido, o índice de professores temporários nas escolas estaduais brasileiras foi maior do que o de efetivos. No Estado de São Paulo, rede com cerca de 3,5 milhões de alunos e aproximadamente 5,3 mil escolas, mais de 52% dos professores não são efetivos, algo que precariza o exercício da profissão e reduz a qualidade da carreira do professor. No instagram do CPP-Limeira (@cpplimeira) tem um outro material que detalha sobre essa precarização.
Os dados completos do estudo estão disponíveis em: www.gov.br/mec/pt-br.
Abaixo, o gráfico com os índices de temporários e efetivos:

