Iniciativa busca incentivar o interesse e o acesso dos munícipes aos trabalhos poéticos desenvolvidos pelos poetas da cidade
O vice-diretor do CPP-Limeira, José Farid Zaine, que também é vereador no município, propôs, na Câmara Municipal, no ano passado, um Projeto de Lei cujo intuito principal é o de divulgar trabalhos de poesias de autores de Limeira no interior dos ônibus de transporte público do município. A proposta foi aprovada pelos demais parlamentares e então a Lei n° 5.523 foi sancionada pela Prefeitura. Na tarde desta quarta (17), no estacionamento da Câmara, ocorreu um ato simbólico de lançamento do projeto. Um ônibus da Viação Limeirense esteve no local e recebeu a primeira poesia, intitulada de “Novo Sol”, de autoria de Maria Negro Lencioni, que faleceu em 2015. Maria Negro Lencioni atuou como professora na cidade e também participou e desenvolveu projetos de fomento a cultura.
A primeira etapa do projeto conta com 35 veículos que terão as poesias afixadas, número esse que pode se estender e atingir mais ônibus da frota. As poesias serão trocadas conforme o passar do tempo, para que mais trabalhos e autores possam expor também.
Farid comentou sobre o projeto durante o ato: “Nenhum poeta produz um trabalho para guardar, ele quer tocar a alma dos leitores e das pessoas. Acredito que essa proposta movimentará a cultura no dia a dia das pessoas que usam o transporte público em Limeira, além de também poder despertar o interesse pela leitura de poesias”, afirmou.
Outro projeto de Farid Zaine, que conta com total e apoio de realização do CPP-Limeira e que tem na poesia seu principal motivo de existência, é o Verso e Voz, concurso de declamação de poesias entre escolas de Limeira que ocorre desde 1994 na cidade.
Outros vereadores estiveram presentes também no ato simbólico, além de outros funcionários do Legislativo, assim como também representantes da Viação Limeirense, Secretaria Municipal da Cultura, poetas da Sociedade Literária Limeirense (SOLL) e Academia Limeirense de Letras (ALLE).
O CPP foi representado na ação pela diretora administrativa Sandra Mara Beck, que representou toda a diretoria da entidade e também a diretora Dora Arcaro. Ainda representaram a entidade as professoras Keila Conti e Elaine Soleder, que fazem parte do Departamento Pedagógico da Entidade e por Ana Beatriz Grizzo, responsável pelo Departamento de Turismo.
IMPORTANTE
Interessados em terem suas poesias coladas nos ônibus devem enviar os textos, preferencialmente não muito longos, por conta do espaço e da rotatividade das pessoas dentro dos veículos de transporte público, via e-mail: faridzaine@limeira.sp.leg.br, ou pessoalmente no gabinete de Farid na Câmara, que é o de número 14 (Rua Pedro Zaccaria, 70 – Nova Itália). Até o momento, conforme anunciado por Farid, 39 poesias já foram recebidas e enviadas à Viação Limeirense.
::: Com informações do Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira
Confira algumas fotos do ato: