Por:
03/05/2016

 

 

 

 

Manifesto realizado nesta última sexta (29) em São Paulo contou com a participação de representantes das regionais e demais entidades de todo o estado. Autorização para realização de concurso público para diretor de escola foi publicada no Diário Oficial

 

O Ato Público das quatro entidades dos Magistério: Apase (Sindicato dos Supervisores de Ensino do Magistério Oficial no Estado de São Paulo), Udemo (Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo), Apampesp (Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo) e o CPP (Centro do Professorado Paulista), ocorreu nesta última sexta-feira (29) na Praça da República, em São Paulo, em frente à sede da Secretaria da Educação. A manifestação foi conduzida pelo professor Silvio Dos Santos (2º vice-presidente do CPP).

Representantes das quatro entidades discursaram e reforçaram os argumentos já mencionados desde o ano passado, quando o reajuste não foi repassado aos salários dos professores. O que agrava ainda mais a situação é que 2015 foi um ano economicamente difícil para todos, com a inflação passando dos 10% os professores não tiveram nem a reposição inflacionária nos vencimentos. Houve também o desrespeito para com a Data-Base da categoria (1º de março). As reivindicações, além do aumento de 16%, ainda luta para que anualmente a Data-Base seja respeitada e que o governo faça concurso para a contração de novos diretores e supervisores de ensino.

Além do professor Silvio Dos Santos, também discursaram no ato o presidente da entidade, José Maria Cancelliero e a vice-presidente Loretana P. Pancera. O presidente José Maria destacou as perdas obtidas com os últimos governos do PSDB frente ao Estado. “O aumento de 2014, na verdade, foi uma devolução do que gestões anteriores negaram nos últimos anos. Em 2014 foi apenas a reposição devida”, disse Cancelliero.  

 

Adesões pelo estado

Praticamente todas as regionais do CPP e também das outras organizações estiveram representadas na manifestação. O CPP-Limeira organizou uma caravana com representantes da Regional e professores da rede, que trabalham na cidade, que compartilham das insatisfações.

 

Luto pela Educação

A mobilização tem a frase “Luto pela Educação” que simboliza e marca esta ação. A palavra “luto” é para simbolizar o sentimento de lamentação. Todos que participaram estavam de preto para reforçar a mensagem do Ato.   

 

Concurso

No mesmo dia do Ato o Diário Oficial do Estado (D.O.E.) publicou o despacho do governador que autoriza a Secretaria da Educação a providenciar concurso público para a contração de 1.878 novos diretores de escola.

A mobilização já começa a render frutos, porém a luta continua. Um novo ato está agendado para o dia 03 de junho, mais informações em breve tanto aqui em nosso site como também nas redes sociais do CPP-Limeira.  

 

 

Confira algumas fotos: 

 

 

DSC_0003 - Cópia DSC_0009 - Cópia DSC_0056 DSC_0057 DSC_0060 DSC_0063 DSC_0064 DSC_0065 DSC_0080 DSC_0084 DSC_0093 DSC_0096 DSC_0100 DSC_0101 DSC_0108 DSC_0110 DSC_0111 DSC_0121 DSC_0124 DSC_0141 DSC_0147