Membros da entidade estiveram na sede do Ministério da Educação (MEC), na Câmara dos Deputados e no Senado para tratar de assuntos ligados à formação de professores
O CPP-Limeira, ciente de sua responsabilidade no município frente às demandas referentes à educação, entende que a formação básica do professor é algo fundamental, devido a este foco e ainda para, de certo ponto, atrair referências e apoios, alguns membros da Diretoria do CPP-Limeira e da equipe de trabalho estiveram, na semana passada (dias 04, 05 e 06 de maio) em Brasília (D.F.). Logo no primeiro dia na capital do Brasil o grupo teve um breve contato com o deputado federal limeirense Miguel Lombardi (PR) que se colocou à disposição no que diz respeito aos trabalhos envolvendo os professores e profissionais da educação da cidade.
DIFES
Na sexta-feira (05) o diretor do DIFES (Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais do Ensino Superior), Prof.º Mauro Luiz Rabelo, recebeu a equipe do CPP em seu gabinete na sede do Ministério da Educação (MEC). Rabelo ouviu as ponderações a respeito da demanda e compartilhou da mesma opinião, a de que esses profissionais necessitam de atualização constante. Outro ponto neste contexto, levantado por Rabelo, é a de que novos profissionais, prestes a ocuparem postos nas redes de ensino do país, ou até mesmo aqueles que já atuam a pouco tempo, dominam a parte teórica, mas não têm vivência prática. “A residência docente é fundamental. Precisamos aprimorar o que já temos e implantar coisas novas para que a formação professores não caminhe para trás. Dentro da universidade já notamos uma necessidade de mudança”, declarou Rabelo. Os membros do CPP-Limeira aproveitaram a reunião e entregaram ao diretor do DIFES um relatório, preparado pelo Dep. Pedagógico da entidade, que detalha pontos importantes a respeito do assunto. A diretora do CPP-Limeira, Prof.ª Dora Arcaro, destacou que a intenção não é impor mudanças, apenas prestar uma ajuda solidificada. “Tenho uma vida inteira dedicada à educação, fui professora primária e diretora, possuo grande experiência e esta vivência pedagógica, e nossas reflexões, nos leva a querer trabalhar em cima disso”, afirmou Dora Arcaro.
Senado
O senador pelo Distrito Federal, Cristovam Buarque (PPS), recebeu os membros do CPP-Limeira também na sexta-feira (05) em seu gabinete no Senado. A conversa igualmente foi para tratar da formação de docentes. Cristovam Buarque já foi ministro da Educação entre os anos de 2003 e 2004. Um outro exemplar do relatório também foi entregue ao senador que destacou a importância da alfabetização no país. “Hoje o Brasil tem, em média, sete milhões de analfabetos, a alfabetização é algo primordial em nosso Brasil atual”, afirmou o senador que ainda falou da literatura nas escolas. “Você observa a qualidade do ensino de uma instituição, também, ao ver a carga de leitura presente no planejamento. Quem lê mais aprende melhor”, citou Cristovam Buarque. A reunião foi positiva, fortaleceu o vínculo com o senador e a entidade acredita que bons frutos, muitos deles sob a influência do parlamentar, serão conquistados.
Confira as fotos:















