Por:
16/12/2015

19.11.2015 - logo balanço 

Palestra com Nanette B. Konig, ação entre amigos e premiação aos artistas do concurso Limeira Em Patchwork 2015, foram os principais destaques do período

 

O CPP-Limeira continua com o objetivo de divulgar suas ações e balanços mensais de atividades. No último mês de novembro aconteceram eventos importantes para a entidade, como também a finalização de iniciativas que duraram o ano todo.

Logo na primeira semana do mês uma palestra com Nanette Blitz Konig, sobrevivente do Holocausto, movimentou a sede de campo. Estudantes, professores, associados e público em geral tiveram contato e a oportunidade de acompanharem a palestra da holandesa de 86 anos e que desde a década de 50 vive no Brasil. Nanette é uma personagem viva da História. Passou pelo drama de perder os pais e o irmão durante o Holocausto – designação dada ao acontecimento que eliminou e tratou com diferença milhões de pessoas em ação arquitetada pelo governo nazista de Adolf Hitler que perseguiu judeus anos antes e também durante a Segunda Guerra Mundial. Embora a imensa maioria dos que sofreram com o ocorrido fossem os judeus, ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, entre outros, igualmente foram perseguidos e mortos pelo nazismo – Nanette sobreviveu e, num ato de conscientização e também de alerta, ministra palestras nas quais não somente aborda a experiência pessoal de ter passado pelo que passou, ela também, amparada por pesquisas e dados, procura ensinar mais sobre o Holocausto e afirma: “As pesquisas de hoje mostram que morreram bem mais do que seis milhões de judeus, porque aqueles que morreram depois que a Alemanha invadiu a Rússia, jamais foram registrados, hoje se fala em algo em torno de 7,5 milhões ou nove milhões”, disse. O evento reuniu cerca de 200 pessoas no salão da sede de campo.

Na tarde de 4 de novembro o CPP-Limeira organizou, por meio de membros da diretoria, entre eles, Narcisa Drago Lopes e Lourdes Decarli e com a colaboração do Dep. de Turismo e demais funcionários da entidade, uma ação entre amigos no salão social da sede de campo. Diversos brindes e prêmios foram sorteados durante as atividades. Associadas do CPP-Limeira, amigos e também aqueles que se interessaram pela causa, estiveram presentes e ajudaram a compor o público participante, que veio em bom número. Os recursos arrecadados serão revertidos ao projeto da Casa do Professor, importante ação social a ser realizada pelo CPP-Limeira futuramente.

No dia 11 houve a cerimônia de premiação do concurso “Limeira Em Patchwork – 2015” que ocorreu no salão social da sede de campo do CPP. O concurso foi uma iniciativa artística e cultural realizada pelo CPP-Limeira em parceria com a Prefeitura Municipal de Limeira. Os artistas participantes e alguns amigos e familiares deles estiveram presentes ao evento, assim como também funcionários do CPP-Limeira, a diretora Dora Arcaro e também o vice-diretor Farid Zaine, entre outros membros da diretoria. Ainda no dia 11 as escolas que participaram do Verso e Voz começaram a receber os certificados, em ação liderada por Farid Zaine e colaboradores do seu trabalho parlamentar.

O ciclo das reuniões de professores representantes, em 2015, teve fim em novembro, mais especificamente no dia 13. Foram quatro encontros ao longo do ano. A última reunião foi dividida em duas etapas, uma pela manhã e a outra à tarde.  Cerca de 40 professores compareceram, tanto da rede estadual como também da municipal. Os encontros tiveram intuito formador, aprimorador e também reflexivo aos professores. Em 2016 novas reuniões serão organizadas pelo CPP-Limeira.

O Dep. de Turismo levou, no dia 19, dezenas de sócios para Ubatuba onde curtiram quatro dias de animação e praia. A colônia do CPP na cidade hospedou o pessoal.

Nos dias 19 e 25 o CPP, por meio do Dep. Pedagógico, acompanhou as reuniões na Câmara Municipal entre os vereadores da Comissão Permanente de Educação e Cultura, presidida por  José Farid Zaine, com os pais de alunos da Emeief Prof. Miguel Queija, localizada no Jd. Vanessa. A unidade escolar, segundo publicado na Gazeta de Limeira no último dia 14 de agosto, tem tido problemas devido a baixa demanda de estudantes, algo que motivou a decisão da Prefeitura em cancelar as atividades da escola, em medida que entra em vigor a partir de 2016. O CPP-Limeira tem acompanhado os desdobramentos referentes ao assunto.

A meninas da Zumba, já em clima de natal, fizeram uma animada festa de confraternização no dia 19 e em 27 de novembro houve a última reunião do Conselho Superior de 2015. Os conselheiros Joel Francisco Abbade e Vilma Helena Nilsson, representaram a Regional-Limeira na reunião, ocorrida na Sede Central do CPP em São Paulo.