Entre os dias 21 e 28 de junho de 2024, os diretores de todas as unidades escolares do Estado opinaram, via manifestação de interesse, sobre a adesão ao modelo de escolas cívico-militares. Agora, o Governo vai consultar a comunidade escolar dessas unidades, no caso os pais, alunos com mais de 16 anos e professores. O Edital nº 001/2024, da Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) que trata justamente sobre essa consulta pública, foi publicado na edição desta quarta-feira (18) no Diário Oficial do Estado.
“A partir do edital, as unidades de ensino deverão organizar reuniões com pais ou responsáveis até o dia 31 de julho para discutir o novo modelo. A opinião das comunidades escolares deve ser registrada entre os dias 1º e 15 de agosto, por meio da Secretaria Escolar Digital (SED)”, informou a Seduc-SP em notícia publicada no site oficial da Pasta.
O objetivo é iniciar o projeto em 2025 com 45 escolas. Existe a possibilidade de ampliação nos próximos anos. Durante a consulta pública, se mais de 45 unidades manifestarem interesse no Programa, serão aplicados critérios de desempate. Um deles é a distância de até dois quilômetros de uma escola para outra que não optou pelo Programa e o número de votos válidos a favor na votação.
As 45 escolas selecionadas para integrar o modelo serão divulgadas até o final de agosto por meio do Diário Oficial do Estado e nas mídias sociais da Seduc-SP.
Mais detalhes no Edital 001/2024, lá consta também a lista das escolas aptas a realizar a consulta pública. Veja completo > clicando aqui <