A USTL (União Sindical dos Trabalhadores de Limeira), entidade que reúne 12 sindicatos de trabalhadores e a CNTA (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação), completa 40 anos em 2023 e, entre as ações de celebração, a instituição articulou um concurso de redações para estudantes matriculados em escolas de Limeira. O CPP-Limeira apoiou a iniciativa que recebeu 197 redações. A premiação oficial dos alunos classificados ocorreu na noite desta última quarta-feira (21) no plenário da Câmara Municipal de Limeira. Autoridades locais, representantes sindicais, entre outros convidados, além dos estudantes, pais, professores e diretores, compareceram. O CPP-Limeira foi representado por Filipe Sousa (Comunicação e Imprensa CPP-Limeira). Anteriormente, no lançamento oficial do projeto, que aconteceu em 1º de março, quem representou a entidade foi a diretora geral Prof.ª Dora Arcaro.
Os trabalhos textuais deveriam seguir os seguintes temas: “A Importância do Trabalho e do Trabalhador”, aos alunos do 5º ao 9º ano. Aos jovens do Ensino Médio o tema foi: “Os 80 anos da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e a Importância do Sindicato”. Em www.ustlimeira.wordpress.com, há a lista com todos os nomes premiados.
Cada aluno(a) com a redação em 1º lugar ganhou um tablet Samsung. Para os vencedores do 2º lugar: e-reader Kindle 11º geração. Por fim, quem alcançou o 3º lugar: um vale-compras no valor de R$ 200,00 para utilização em uma papelaria da cidade. Houve também uma premiação especial às escolas que tiveram o maior número de inscrições. A campeã no quesito foi a EMEIEF José Roberto Braz com 30 textos. A escola ganhou um tablet. A CEIEF Rafael Affonso Leite, e a escola estadual EE Margarida Paroli Soares, cada uma com 24 redações inscritas, receberam e-readers Kindle como prêmio.
O corpo de avaliadores foi formado pela professora e supervisora da Secretaria Municipal de Educação, Carla Keller, e pelos jornalistas e escritores Carlos Fiore e Otacílio Monteiro, sob coordenação da advogada Mariane Savassi, do projeto “OAB vai à Escola”.
Veja fotos: