A crescente no número de casos de infecção pelo coronavírus (Covid-19), com o Estado de São Paulo ultrapassando a marca de 50 mil mortos pela doença e os aumentos nos índices de ocupação de leitos de UTI e de enfermaria, motivaram o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciar no início da tarde desta sexta-feira (22) o adiamento da retomada das aulas presenciais na rede Estadual para o dia 8 de fevereiro. A volta estava programada para 1º de fevereiro de maneira fracionada de acordo com a classificação da região no Plano SP (medida que controla a flexibilização e retomada de atividades na pandemia). Doria igualmente afirmou que será suspensa a obrigatoriedade da presença dos estudantes nas salas de aula enquanto a região em que fica a escola do aluno estiver nas fases Laranja ou Vermelha. Anteriormente, pelo menos um terço da carga horária deveria ser cumprida presencialmente pelos estudantes mesmo nessas fases.
As escolas municipais de Limeira têm retorno marcado para 8 de fevereiro. Em nota divulgada no início da noite 22 de janeiro, às 18h43, a Prefeitura de Limeira informou que seguirá a definição do Estado e mantém programada para 8 de fevereiro o retorno das aulas presenciais. “Tanto no município quanto no Estado, o retorno por parte dos alunos é opcional. Nos dois casos, regras sanitárias, como presença reduzida de alunos e revezamento terão que ser seguidas. Aulas online também continuam. No caso das escolas particulares, está mantida a retomada já no dia 25 (segunda-feira), conforme Resolução recente da Secretaria Municipal de Educação. A partir de segunda-feira, conforme o Decreto, estará liberada a utilização do passe estudante e passe professor, ambos com desconto tarifário”, informou a nota da Prefeitura via Secretaria de Comunicação Social.
PLANO SP
Medidas de grande impacto e ainda mais restritivas foram anunciadas pelo governador, destaque para o anúncio de que nos finais de semana e feriados todas as regiões do Estado ficarão na Fase Vermelha (a mais restritiva) do Plano São Paulo com somente atividades essenciais funcionando e esta determinação, inicialmente, vale para os dois próximos finais de semana (30 e 31 de janeiro e 6 e 7 de fevereiro). Nos dias úteis, a partir das 20h até 6h, todo o Estado permanece na fase Vermelha. Limeira (Região X – Piracicaba) continua na fase Laranja (etapa de atenção com eventuais liberações). As novas regras entram em vigor nesta próxima segunda-feira (25).