Por:
20/11/2022

Neste domingo 20 de novembro, é o Dia da Consciência Negra. Nesta data importante ao Brasil, o CPP-Limeira cita e homenageia Sueli Carneiro, referência contra o racismo em nosso país. Sueli nasceu na Lapa, região oeste da capital São Paulo, é filha de um ferroviário e de uma costureira. Estudou em escolas públicas e, mesmo diante de inúmeras dificuldades, conquistou posição de destaque sendo uma influência fundamental para jovens negros do Brasil.

Sueli é filósofa, escritora e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), além de fundadora do Geledés – Instituto da Mulher Negra, que é a primeira organização independente sobre o tema em São Paulo. Sueli Carneiro também articulou o único programa brasileiro de orientação na área de saúde física e mental específico para mulheres negras, onde mais de trinta são atendidas semanalmente. Recentemente, recebeu da Unb (Universidade de Brasília) o título de Doutora Honoris Causa, sendo a primeira mulher negra a receber a honraria.

Pelo menos 537 trabalhos acadêmicos tiveram como referência trabalhos idealizados por Sueli Carneiro. Sua tese de doutorado foi: “A Construção do Outro Como Não-Ser Como Fundamento do Ser”, defendida na USP em 2005.
__
O CPP-Limeira, de forma singela, apresenta esta homenagem a Sueli Carneiro e a todos os negros e negras do Brasil. A consciência de que somos todos iguais e humanos, sem distinções, é o que basta para vivermos em uma sociedade cada vez mais igualitária.
__
🔍 Contextualizações e arte do post: Comunicação e Imprensa CPP-Limeira | novembro 2022