Mais um importante capítulo foi escrito para a história do Canta Limeira. Na noite deste domingo (19) o festival encerrou sua 15ª edição premiando artistas e abrindo o palco do Teatro Vitória para apresentações belas e marcantes. A canção “Foz”, interpretada por Paulo Macedo e Leilane Coutinho, que vieram de Vitória da Conquista (BA), conquistou o 1º lugar geral. “Não Deixe de Sorrir”, da Banda Souela, venceu na categoria 1º Lugar – Música de Limeira
O 15º Canta Limeira recebeu 321 inscrições, entre artistas da própria cidade de Limeira como também de outras regiões do Brasil. Trata-se de um festival que incentiva músicos a mostrarem seus talentos, composições e ainda contribui fortemente com o calendário cultural da cidade. O primeiro Canta Limeira foi realizado em 1984, idealizado por Dora Arcaro e Farid Zaine por meio do CPP-Limeira que, além da vocação por assuntos voltados aos professores e pela Educação de modo geral, também se dedica às iniciativas culturais, de modo a fazer com que todo o trabalho desenvolvido na entidade gere frutos a toda a sociedade.
A abertura desta atual edição ocorreu no Teatro Vitória na noite de sexta (17/06). A diretora geral do CPP-Limeira, Dora Arcaro, esteve presente acompanhada de Farid Zaine, que também integra o núcleo diretivo da entidade, e Gláucia Bilatto (secretária municipal da Cultura) que também representou o prefeito municipal Paulo Hadich. Em 2016 as semifinais do festival (realizadas na sexta – 17/06 e sábado – 18/06) contaram com 32 concorrentes, 12 deles de Limeira.
Final
A tão aguardada final ocorreu na noite de domingo (19). Se classificaram para a decisão:
“Dorivando”
Autor da Letra: Otacílio Monteiro
Autor da Música: Emanuel Massaro
Nome intérprete: Débora Vidoretti
(Limeira-SP)
“Vento da Ribeira”
Autor da Letra: João Lejambre
Autor da Música: João Lejambre
Nome intérprete: João Lejambre
(Limeira-SP)
“Uma Infinita Ausência”
Autor da Letra: Beto Santos
Autor da Música: Mauro Mesake
Nome intérprete: Beto Santos
(Guarulhos-SP)
“Amanhã”
Autor da Letra: Carol Naine e Luciana Elaiuy
Autor da Música: Carol Naine e Luciana Elaiuy
Nome intérprete: Carol Naine
(São Paulo-SP)
“Teremim”
Autor da Letra: Carlos Gomes
Autor da Música: Carlos Gomes
Nome intérprete: Carlos Gomes
(Praia Grande- SP)
“Amor no Front”
Autor da Letra: Kico Zamaria
Autor da Música: Kico Zamarian
Nome intérprete: Kico Zamarian
(Mococa-SP)
“Fisgada”
Autor da Letra: Albano Sales
Autor da Música: Albano Sales
Nome intérprete: Wolf Borges
(Poços de Caldas- MG)
“Do Jeito que o Diabo Gosta”
Autor da Letra: Ricardo Santos
Autor da Música: Ricardo Santos
Nome intérprete: Mestre Muamba
(Limeira- SP)
“Não Deixe de Sorrir”
Autor da Letra: Larissa Féola
Autor da Música: Larissa Féola
Nome intérprete: Banda SouEla
(Limeira-SP)
“Foz”
Autor da Letra: Paulo Macedo e Edilson Dhio
Autor da Música: Edilson Dhio
Nome intérprete: Paulo Macedo e Leilane Coutinho
(Vitória da Conquista -BA)
“Vaga Espera”
Autor da Letra: Valéria Pisauro
Autor da Música: John Mueller
Nome intérprete: John Mueller
(Blumenau-SC)
“Praia da Ilusão”
Autor da Letra: Pabllo Moreno
Autor da Música: Pabllo Moreno
Nome intérprete: Pabllo Moreno
(Jaboatão dos Guararapes-PE)
“Folha em Branco”
Autor da Letra: Martim César
Autor da Música: Zebeto Corrêa
Nome intérprete: Zebeto Corrêa
(Belo Horizonte -MG)
“Festivaleiro- Alma de Cantador”
Autor da Letra: Raimundo Nonato da M G Chermont Júnior
Autor da Música: Raimundo Nonato da M G Chermont Júnior
Nome intérprete: Chermont JR
(Macapá-AP)
“O – Aparapapá”
Autor da Letra: Thiago Moreira Val
Autor da Música: Laranja Oliva
Nome intérprete: Laranja Oliva
(Limeira -SP)
“Certo pelo Certo”
Autor da Letra: Vitor Matos
Autor da Música: Vitor Matos
Nome intérprete: Astro Roots
(Limeira-SP)
Premiações
A banda Pessoas Cinzas Normais, de Limeira, também foi ao palco e fez uma apresentação especial de encerramento. O grupo participou do Canta Limeira em 2015 chegando à final do festival. Em seguida os jurados do concurso: Luiz Miranda (compositor, produtor musical e instrumentista), Nivaldo Santos (cantor e compositor), Lucas Duarte (cantor e multi-instrumentista), juntamente com Dora Arcaro e Farid Zaine que representaram o CPP-Limeira e Gláucia Bilatto, representando a Secretaria da Cultura e o Poder Executivo Municipal, foram ao palco para a entrega das premiações.
O músico Carlos Gomes de Praia Grande (litoral paulista), com a canção “Teremim”, recebeu menção honrosa das mãos de Farid Zaine. Em seguida Chermont JR., de Macapá (AP), conquistou como melhor intérprete com a canção “Festivaleiro – Alma de Cantador”. Prosseguindo com as premiações, em 3º lugar, como a melhor música nacional, foi eleita pelos jurados “Amanhã”, interpretada por Carol Naine de São Paulo. A vice-melhor música nacional ficou com “Folha Em Branco” de Zebeto Corrêa da capital mineira Belo Horizonte. O grupo limeirense Laranja Oliva conquistou o 3º lugar na categoria música de Limeira com a canção “O – Aparapapá”. Após foi a vez de Débora Vidoretti receber de Dora Arcaro o prêmio de 2º lugar para música de Limeira com a canção “Dorivando”.
E então foi chegada a hora do público conhecer o ganhador do 1º lugar geral que ficou para a música “Foz”, interpretada pelos artistas Paulo Macedo e Leilane Coutinho, ambos de Vitória da Conquista (BA). Outro momento de muita expectativa foi para saber quem levaria a melhor para o prêmio de 1º lugar – música de Limeira e a conquista foi da banda limeirense Souela com o trabalho “Não Deixe de Sorrir”. Tamanha foi a emoção das integrantes, uma vez que essa foi a primeira participação delas no Canta Limeira. Larissa Féola, autora da música “Não deixe de sorrir”, falou para todo o teatro sobre a conquista. “É uma emoção muito grande. Já teve lugares em que fomos cantar e, ao final, veio gente dizer que não dava nada por nós. Isso porque, talvez, somos várias meninas. Mas hoje provamos aqui que é possível”, declarou. O grupo também faturou o prêmio de melhor torcida (consagração popular).
O Canta Limeira é de realização da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria da Cultura com total apoio do CPP-Limeira.
Almoço de confraternização para os músicos
Ainda no domingo (19), à tarde, o CPP-Limeira ofereceu um almoço de confraternização aos músicos classificados para a final do concurso. O encontro ocorreu no salão social do clube de campo da entidade. Membros da diretoria, funcionários e a equipe da Secretaria da Cultura também estiveram presentes.
Veja algumas fotos do Canta Limeira 2016:
Premiações