Por:
29/10/2020

Projeto de Lei foi aprovado pela Câmara Municipal na sessão ordinária de 19 de outubro. Semana foi fixada no Calendário Oficial de Eventos do Município

Com aprovação unânime do Legislativo na sessão ordinária de 19 de outubro, o Projeto de Lei nº 196/2020, que dispõe sobre a “Semana Artea – Arte e Transtorno do Espectro Autista”, a ser realizada anualmente em abril, agora é mais um item voltado ao tratamento das pessoas que têm o espectro em Limeira. A autoria do Projeto é de José Farid Zaine (PL), ex-secretário da Cultura da cidade e membro da Diretoria do CPP-Limeira. O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é 2 de abril.

Farid Zaine (foto), é o autor do Projeto que tem como missão utilizar linguagens artísticas no manejo de pessoas com autismo.

O texto do Projeto cita a importância de se reunir todas as linguagens artísticas no tratamento do autismo. “A existência de uma semana dedicada a estimular a utilização da arte em suas diversas linguagens, como as artes visuais, a música, o teatro e a dança, no tratamento do TEA (Transtorno do Espectro Autista), é de extrema importância”, informa o texto que ainda traz detalhes de como o projeto vai funcionar: “Muitas experiências já demonstraram o poder da arte de auxiliar na melhora da comunicação e na integração social de autistas. A “Semana Artea, fixada no Calendário Oficial do Município, abrirá espaço para que se realizem palestras, encontros, estudos sobre o tema e apresentações de resultados que revelam a força terapêutica que pode ter a arte, quando os portadores de TEA têm a chance de se expressar nas linguagens artísticas que eles escolhem”, explica a justificativa da Lei.

O CPP-Limeira, entidade com 37 anos de atuação na cidade e organização responsável pela fundação da Adaali (Associação dos Defensores e Amigos do Autista de Limeira e Região), entre outros trabalhos voltados à causa, parabeniza pela importante iniciativa. Todo trabalho envolvendo a questão autista deve ser reconhecido e estimulado, pois o transtorno, comprovadamente, vem acometendo cada vez mais um número maior de pessoas e iniciativas que chegam para ajudar nas demandas que o tema gera são bem-vindas.