Regional de Limeira Acesse seu Webmail
10
abr

 

 

 

 

Ação tem como objetivo o ensino da fotografia a jovens estudantes por meio de atividades de orientação e também práticas, além do aspecto social e da inclusão; CPP-Limeira tem prestado total apoio e igualmente faz parte da realização   

 

 

Com o objetivo principal de promover o ensino extracurricular da fotografia, por meio de atividades práticas, artísticas e ainda transmitir aspectos técnicos, teve início na tarde desta última sexta-feira (07), na Escola Estadual Prof.º Perches Lordello, o Projeto Juventude Em Foco, idealizado pelo médico Dr. Paulo Sérgio Tellis que teve inspiração no documentário “Nascidos em Bordéis”, vencedor, em 2005, do Oscar de melhor documentário em longa-metragem. O documentário relata a história real de um grupo de crianças que tiveram acesso às atividades de orientação e ensinamentos da fotógrafa Zana Briski e do cineasta Ross Kauffman na cidade de Calcutá, na Índia. As crianças vivem em uma zona de prostituição da região e, com o estímulo e incentivo, desenvolveram habilidades nunca antes imaginadas e tiveram a feliz sensação do acolhimento e da socialização.   

Tellis, além da medicina, também se dedica à fotografia e igualmente faz parte do Fotoclube de Limeira tanto que a iniciativa ainda conta com a participação de outros integrantes do grupo. O CPP-Limeira, em mais uma ação de fomento à cultura e educação na cidade, apoia o projeto e está envolvido com a realização, tendo inclusive intermediado o contato com algumas escolas e, nesta primeira edição, o Juventude Em Foco vai trabalhar com um grupo de alunos da Escola Prof.º Perches Lordello, estudantes na faixa etária de 13 e 14 anos. Na atividade inicial os jovens tiveram acesso a informações básicas para começarem e puderam fazer algumas primeiras experiências práticas. Ao final da tarde os pais foram apresentados aos responsáveis pelo projeto, assim como também aos membros do CPP que vão acompanhar a iniciativa e conheceram mais detalhes de toda a ação.     

Serão dez encontros semanais em período oposto ao que o aluno estuda regularmente. A atividade é gratuita e visa também contribuir para o aspecto da inclusão e despertar talentos. Além disso a iniciativa tem como propósito resultar em três produtos: uma exposição que contemple fotografias de todos os estudantes participantes, um fotolivro para registrar todo o projeto e um vídeo com imagens das atividades, reuniões, entre outros detalhes, para que seja também possível o registro por meio de um material audiovisual. Estão previstas saídas fotográficas monitoradas e o empréstimo de equipamentos para cada jovem.

Fazem parte do corpo de tutores do Juventude Em Foco, além do Dr. Paulo Tellis: Sidney Roland, Nelson Shiraga, Mário Bucci, Maurício Bucci, Fernando Sanchez, Edu de Paula, Tiago Degaspari e Reinaldo Rossi. Irão representar o CPP-Limeira nas atividades semanais: Juraci Soares (Dep. Pedagógico) e Filipe Sousa (Comunicação).  

  

Confira algumas fotos: 

sem título-0025

sem título-0121

sem título-0122

sem título-0134

sem título-0165

sem título-0187

sem título-0246

sem título-0266

sem título-0269

sem título-0272

sem título-0293

sem título-0032

sem título-0036

sem título-0043

sem título-0056

sem título-0066

sem título-0079

sem título-0080

sem título-0104

sem título-0110